logo

Reunião define detalhes para implantação do projeto “Xadrez na Escola”

31/08/2011 17:22:34 - Jornalista: Carlos Fernandes


Diretores e representantes das escolas realizaram um encontro nesta terça-feira (30), na sede da secretaria de Educação, para definir questões referentes à implantação do projeto “Xadrez na Escola”, que será desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, por meio da própria secretaria, durante o segundo semestre letivo.

Além dos funcionários das unidades de ensino, que receberam orientações sobre o histórico do jogo de xadrez, suas regras, como pode ser implantado nas escolas e seus benefícios, também participaram da reunião representantes da subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte e da subsecretaria de Ensino Fundamental.

A partir deste encontro, ficou decidido que oito unidades de ensino da rede municipal seriam convidadas a participar do treinamento, que permitirá criar multiplicadores para a implantação do projeto. São eles: o Colégio Municipal Elza Ibrahim, na Ajuda; o Colégio Estadual Municipalizado Coquinho, na Praia Campista; a Escola Municipal Amil Tanos, no Morro de Santana; o Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro, na Nova Holanda; o Ciep 455 Municipalizado Maringá, no Campo do Oeste; o Colégio Municipal Samuel Brust, na Barra; o Colégio Municipal Pedro Adami, em Córrego do Ouro, e o Colégio Municipal do Sana, no Sana.

O curso de Formação de Professores, voltado para o ensino do xadrez, acontecerá nos dias 16, 23 e 30 de setembro na sede do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) e terá 35 vagas disponíveis. Mas, para garantir a inscrição, até o dia 12 de setembro os interessados deverão enviar os dados (nome e instituição em que atua) para o e-mail xadrezmacae@gmail.com . Serão permitidas até duas inscrições por escola.

O objetivo é que já em novembro seja promovido um torneio entre estas oito escolas, quando serão distribuídas medalhas para os alunos, e que servirá também para avaliação do projeto “Xadrez na Escola” para possível ampliação em 2012. Segundo a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Conceição de Maria Alves, o xadrez, que é um dos jogos mais antigos e populares do mundo, pode ser aproveitado em vários aspectos pedagógicos e no desenvolvimento de habilidades cognitivas:

- O xadrez não é só um jogo. É arte e ciência, pois tem uma visão inter e multidisciplinar, servindo como uma ferramenta pedagógica, que trabalha todo o contexto, como matemática e até línguas estrangeiras. Além disso, desenvolve habilidades como atenção, concentração, julgamento, planejamento, imaginação, antecipação, memória e autoestima, através da vontade de vencer. Estas serão habilidades muito importantes para toda a vida, observou.

De acordo com Conceição, inicialmente serão estas nove escolas, mas em breve outras unidades também estarão envolvidas no projeto. “Os monitores de esporte das escolas de horário integral também serão envolvidos, para que levem a prática do xadrez para as escolas. Estamos dando o pontapé inicial, para mostrar que projetos interdisciplinares e multidisciplinares contribuem muito para a educação”, finalizou a subsecretária.