logo

Reunião do Sanapa abordou problema da segurança no distrito

27/04/2006 18:34:28 - Jornalista: Catarina Brust

Nesta quarta-feira (26), a segunda reunião ordinária de 2006 do Conselho Gestor da Apa do Sana (Sanapa), realizada na Casa de Cultura e Educação Emílio Gato, tratou principalmente dos problemas que ocorreram no feriado da Semana Santa. Sonorização elevada tanto nos bares quantos nos carros, brigas e um número elevado de visitantes, preocupam a população do 6º distrito. O secretário Municipal de Meio Ambiente e presidente do Sanapa, Fernando Marcelo Tavares, dirigiu a reunião.

- Ao saber dos problemas que aconteceram no distrito, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, pediu que marcasse para o dia 5 de maio, às 11h, uma reunião com a comunidade para discutir o assunto. Vão estar presentes também o delegado da Polícia Federal, o comandante da Polícia Militar, representantes da Macaé Trânsito e Transportes (Mactran) e da Guarda Municipal, explicou Fernando Marcelo.

Segundo o secretário, foi um momento lamentável que provocou um fato novo que precisa de uma solução imediata e medidas de longo prazo. “Esperamos ouvir da comunidade propostas concretas para discutirmos junto com os órgãos competentes as soluções para o Sana”, destacou Fernando Marcelo.

Os moradores apresentaram diversas propostas, como a prevenção educacional anti-drogas na Escola Municipal do Sana, a presença do Batalhão Florestal da Polícia Militar, assiduidade da coleta de lixo e varredura das ruas também nos feriados, reavivar o controle efetivo no portal de entrada do distrito, etc.

- Enquanto não for construído o DPO sugerimos que a Polícia Militar fique em outro local. Mas precisamos de iniciativas imediatas, destacou a comerciante Lucimar Dames. O proprietário de uma área no Vale do Peito de Pombo, Alexandre Haddad, propôs a construção de banheiros e mais controle no acesso às cachoeiras. “Além de um número elevado durante o dia, que chegou no sábado de Aleluia a 2.600 pessoas, queremos também o controle noturno”, destacou Haddad.

O secretário de Meio Ambiente lembrou que outras cachoeiras também precisam ser direcionadas ao turismo, como a das Andorinhas e São Bento, para distribuir melhor o enorme fluxo de visitantes, que atualmente se concentra no Escorrega e na cachoeira Mãe.

- Temos que organizar com os proprietários propostas de visitação para outras cachoeiras, dividindo assim o fluxo para outros locais. É claro que também deverá ser feito um controle efetivo de acesso nesses outros lugares, destacou Fernando Marcelo. Durante a reunião, os moradores também apresentaram propostas de longo prazo, como a capacitação de mais monitores ambientais para auxiliar na proteção do meio ambiente e na recepção aos turistas.