Foto: Guga Malheiros
Projetos são discutidos para a área da promoção social
Equipes das secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Social se reuniram nesta terça-feira (20), no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório, para planejar o orçamento para o ano de 2014 e próximos anos. O objetivo é melhorar a gestão pública e garantir dessa forma um maior aproveitamento dos recursos disponíveis no município.
De acordo com informações da secretária de Desenvolvimento Social, Ivânia Ribeiro, a ideia é que a pasta passe a gerir algumas coordenadorias ligadas ao gabinete, como Renda Mínima, Terceira Idade e Diversidade Sexual.
Ela acrescentou que a secretaria de Desenvolvimento Social é composta pelas subsecretarias da Mulher; Infância e Juventude; Idoso; Assistência Social e Pessoas com Deficiência, que também apresentaram suas propostas durante a reunião. Entre os assuntos abordados na reunião estiveram convênios e ONGs.
O secretário de Planejamento, José Manuel Alvitos Garcia, ressaltou que o orçamento deverá ser "enxuto" para os próximos anos e que a intenção é realizar um bom planejamento orçamentário para evitar remanejamento de verbas e suplementação orçamentária. Entre as prioridades estão saúde, educação, mobilidade urbana, social, saneamento e segurança.
A equipe da secretaria de Desenvolvimento Social deverá entregar o planejamento orçamentário final no próximo dia 30 de agosto. A secretaria de Planejamento tem até o mês de outubro para encaminhar o Plano Plurianual (PPA) e a Lei do Orçamento Anual (LOA), para a Câmara de Vereadores. Já os trabalhos de todos os grupos dos órgãos municipais estão previstos para serem entregues no mês de setembro.
Na quarta-feira (21), o governo municipal apresentará na Câmara o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e discutirá o projeto em audiência pública com a população e os vereadores. De acordo com o secretário de Planejamento, um dos destaques da Lei de Diretrizes Orçamentárias enviada à Câmara Municipal é a previsão de redução do percentual de remanejamento do orçamento pelo prefeito.
A prefeitura pretende ainda realizar periodicamente audiências públicas com a população, abordando em cada reunião uma área da gestão. A primeira debaterá a questão da Mobilidade Urbana, na Câmara, no dia 30 de agosto, às 16h.