logo

Revezamento da Tocha leva milhares de pessoas às ruas de Macaé

11/07/2007 16:20:08 - Jornalista: Catarina Brust

Macaé nunca mais vai esquecer esta quarta-feira, 11 de julho de 2007. Das 7h30 às 10h40, milhares de pessoas lotaram as ruas da cidade para acompanhar o Revezamento da Tocha dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007. Emoção, lágrimas e euforia marcaram a passagem dos 30 condutores da tocha pelos 12 quilômetros do percurso na cidade. O início da cerimônia do revezamento começou às 8h15, na Praça Mirante dos Navegantes, na Barra de Macaé e terminou no Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Bittencourt, por volta das 10h20.

O público já lotava a Praça dos Navegantes às 7h30, animado pela música da banda de fanfarra do Colégio Municipal Wolfango Ferreira. Estudantes de escolas próximas agitavam bandeirinhas do Brasil, aguardando ansiosos o início do revezamento. A execução dos hinos Nacional e de Macaé, marcou o início da solenidade e da emoção que tomou conta do público durante todo o percurso dos condutores da tocha pela cidade.

A chama, que chegou numa lanterna, foi entregue à primeira-dama de Macaé, Márcia Moraes, pelo Embaixador dos Jogos Rio 2007, Marcelo Ferreira, medalha de ouro nas Olimpíadas de Atlanta (1996), em Atenas (2004) e de bronze em Sydney, em 2000. Márcia Moraes representou o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, que está com problemas de saúde.

- A passagem da tocha dos Jogos Pan-americanos por Macaé, no mês de aniversário da cidade é um presente do governo municipal para a população do município. Macaé é uma cidade que investe no esporte e esse é um reconhecimento pelo trabalho que a prefeitura vem desenvolvendo nessa área – disse a primeira-dama.

Na abertura, o vereador Maxwell Vaz (PT) representou o presidente da Câmara de Municipal, Eduardo Cardoso. Vários secretários municipais também compareceram à cerimônia.

Condutores – Depois dos discursos de abertura, a Chama dos Jogos foi acesa e Jorge Luis Rodrigues Moreira, o Jorginho, corredor de ultra-maratona, iniciou o revezamento. O comboio – composto por motociclistas da secretaria de Transporte e Trânsito e veículos da Guarda Municipal, agentes da Força Nacional de Segurança da Polícia Militar, veículos do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2007 (CO-Rio), Policiais Federais, dois ônibus dos condutores da tocha, ambulâncias da secretaria Especial de Saúde e a imprensa – seguiu pelas ruas da cidade escoltando os revezadores.

Por quase todos os locais da cidade, por onde o comboio passava o cenário era semelhante: estudantes, alunos de creches, bandas de fanfarra dos colégios municipais e a população em geral, corriam para as ruas, ovacionando os condutores do revezamento. A sede da Petrobras, em Macaé – maior estatal do Brasil e oitava do mundo – parou para assistir o revezamento da tocha. Milhares de funcionários da Unidade de Negócios da Bacia de Campos (UN-BC), pararam o trabalho durante o percurso da tocha – cerca de 15 minutos – para acompanhar com emoção e muitas palmas a passagem dos dois funcionários da empresa, que conduziram a tocha: Robson Luiz da Silva Gama e Raquel Theodoro da Silva.

O revezamento seguiu pela praia Campista, Cavaleiros, rodovia Amaral Peixoto, até chegar ao Ginásio Municipal, onde o último revezador, Adalberto Ramires da Costa acendeu a pira dos Jogos Rio 2007, com o prefeito, Riverton Mussi. Mesmo adoentado, o prefeito ressaltou que fez questão de comparecer a um evento histórico como esse tão importante para o esporte e para a cidade. Djan Madruga, secretário Nacional de alto rendimento do Ministério dos Esportes, Marcelo Ferreira, secretários e autoridades municipais, a primeira-dama de Macaé, Márcia Moraes, e atletas da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte), participaram da cerimônia de encerramento.

– Diversos fatores viabilizaram a passagem do revezamento da Tocha pelo município. Não pude estar no início da cerimônia, mas acompanhei todas as passagens do revezamento, por telefone. Agradeço a cada um que se dedicou para que esse evento acontecer e também a todos os condutores, declarou Riverton Mussi.

Djan Madruga lembrou a importância da realização dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007, onde o Governo Federal investiu R$ 1 bilhão e 800 mil.

– Os jogos Pan-americanos trazem uma mensagem de paz, amor e esperança. A presença de todo esse público durante a passagem do revezamento e aqui no Ginásio, mostra a importância do esporte para a cidade. E, com certeza a cidade de Macaé e o Brasil como um todo vai encarar o esporte de uma forma diferente depois da realização do Pan do Rio, declarou Djan Madruga, ex-atleta da natação, que conquistou seis medalhas num único Pan-americano.

Adalberto Ramires, de 70 anos, estava emocionado depois da cerimônia de encerramento.

– Por recomendação do CO-Rio conduzi a tocha devagar, afinal o percurso era curto. Com isso pude atender a todos os flashes dos fotógrafos que não paravam um minuto. Só chorei por dentro, declarou Adalberto Ramires, advogado e corredor de rua, enquanto acenava para o filho, Aldair, que acompanhou sua chegada ao Ginásio.