Os 10 anos de fundação da Escola Municipal Professora Sandra Maria de Oliveira Franco foram comemorados, no final da tarde desta terça-feira (13), com uma programação especial. Os 370 estudantes do 1º ao 5º ano de escolaridade tiveram a oportunidade de receber a segunda publicação da revista do projeto “Planeta Azul”. O objetivo do projeto é envolver os alunos na produção coletiva de gêneros textuais direcionadas à formação de valores.
Três turmas que participaram da produção puderam apreciar e festejar o aniversário da escola com o texto “Dez anos de história. Parabéns a todos!”. A produção retrata mensagens sobre compromisso, solidariedade, união, gratidão e amizade em prol da realização da festa para a escola.
O “Planeta Azul” é fruto de uma parceria entre a Fundação Mokiti Okada e a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação e do projeto Educação para a Paz. Para o secretário de Educação, José Augusto Abreu, projetos como estes devem servir de exemplo: “Este projeto possibilita o envolvimento dos educadores, alunos e famílias quanto à reflexão de valores como cidadania, respeito e ações para promover um mundo melhor”. Esta é mais uma ação do “Educação para a Paz”, que prima por uma educação aliada à cidadania”, disse.
Para comemorar o aniversário da escola, além dos alunos serem protagonistas e autores das histórias, os estudantes da escola também estão participando de atividades desde o início desta semana como apresentações artísticas, lanches coletivos e passeios ao cinema. Segundo a diretora da unidade, Eliza Sales, a trajetória da escola é marcada por luta, vitórias, empenho dos funcionários e talentos dos alunos: “Hoje, temos um trabalho pautado em atividades extracurriculares e na integração da comunidade escolar. Tudo em prol da paz e da melhor qualidade do ensino”, salientou.
Entusiasmados, os alunos Assíria Souza e Roger Armindo Toledo afirmam que a revista mudou a vida de ambos: “Gosto muito de ler, escrever e pensar nos personagens. Quero agradecer muito aos patrocinadores da revista e a minha professora Jorginete. Hoje, não me vejo sem ler algum livro ou história em quadrinhos”, contou Roger, bastante orgulhoso.
Para a coordenadora do programa Educação para Paz, Sônia Terezinha Gonçalves, projetos como o “Planeta Azul” reforçam a proposta de levar às salas de aula ferramentas pedagógicas voltadas para a paz: “Estamos felizes pelo comprometimento de todos com atitudes que revelam compaixão, gentileza, consciência e reflexão voltados para a construção de um mundo melhor através da Educação”, salientou.
O representante estadual da fundação, Celmir Rodriguez, destacou que os estudantes participantes com certeza serão responsáveis por um futuro melhor: “A direção da escola, professores e alunos estão de parabéns”, pontuou.
O coordenador geral do projeto, Miguel Ângelo Lopes, disse que a publicação da revista no Sandra Maria de Oliveira Franco foi um desafio conquistado: “Até no início desta semana recebemos a informação que a publicação não sairia em tempo hábil. Mas, deu tudo muito certo. Graças ao apoio da escola e dos representantes da Secretaria de Educação, além da inspiração, criatividade e dos estudantes, a produção ficou maravilhosa”, ressaltou.
Mais eventos - A comemoração de dez anos da unidade continua no dia 21 de novembro. Na programação, que acontece a partir das 10h, será lançado o mascote “Cuidador do Livro Didático” e também será apresentado o projeto “Relatos de um amigo, o livro”, que conta com uma coletânea de textos e histórias em quadrinhos. Com o título “Pequenos Grandes Autores”, o livro, que foi produzido em um tamanho grande (fora dos padrões de livros normais), conta com a redação e envolvimento de mais de 30 alunos.