Os personagens e histórias que são frutos da criatividade dos alunos da Escola Municipal Professora Sandra Maria de Oliveira Franco poderão ser conhecidos a partir do próximo dia 16 de agosto, às 14h30, quando será divulgada e distribuída a revista do projeto “Planeta Azul: para um mundo melhor”.
A publicação coletiva é fruto de uma parceria entre a Fundação Mokiti Okada e o programa Educação para a Paz, da Secretaria de Educação. A finalidade do projeto é envolver os alunos na produção de gêneros textuais direcionadas à formação de valores como cidadania, solidariedade e amizade.
A programação contará com a presença do coordenador regional da Fundação Mokiti Okada, Marcos Mattiuzzo, do coordenador do projeto “Planeta Azul”, Miguel Angelo Lopes, da coordenadora do programa “Educação para a Paz”, Sônia Terezinha Gonçalves, além da vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia. Segundo Marilena, a intenção é ampliar as atividades para outras escolas municipais:
- A publicação e exposição de textos elaborados pelos alunos. Esta parceria é muito importante para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. A criação de textos e ilustrações pelos alunos representa uma motivação para o estudante, além de desenvolver a escrita, aguçar a criatividade, coordenação motora e maior ligação entre disciplinas como Geografia, Português e Artes, ressaltou.
Por meio do projeto “Planeta Azul”, os estudantes ousaram na criatividade para elaborar histórias, falas e personagens. Nos quadrinhos, os personagens vivem histórias reais, possibilitando a identificação com os leitores.
- Atuo com produção textual e fiquei ainda mais motivada através das novas estratégias, que conheci por meio deste projeto. Meus alunos se dedicaram pra valer, falou a professora do 2º ano, Jorginete Santos.
Neste primeiro momento, toda ação do projeto foi mediada pelos professores e o coordenador Miguel Angelo Lopes.
- Através deste trabalho estamos conseguindo enfatizar valores e temas transversais como regras de educação e respeito ao meio ambiente. A intenção é levar à reflexão quanto a realidade do aluno, do local em que ele vive e sobre a necessidade dos valores éticos e universais na formação humana. O trabalho foi muito bonito, os alunos destacaram vivências e personagens ligados à emoção, amor maternal e cidadania, disse Miguel.
A diretora da escola, Elisa Cristina de Sales, pontua que a “Educação para a Paz” é ministrada há dez anos na unidade.
- Atendemos 363 estudantes. Eles fazem parte de atividades como coral, oficinas de meio ambiente e agora são autores da revista do projeto “Planeta Azul”. Só temos a comemorar, salientou.
De acordo com a coordenadora do programa Educação para Paz, Sônia Terezinha Gonçalves, projetos como o “Planeta Azul” reforçam a prática voltada para paz: “Alunos, pais e professores devem se envolver neste trabalho coletivo, que promete gerar bons frutos para toda a comunidade”, finalizou.
Além de se tornarem roteiristas e protagonistas das revistas, os estudantes da Sandra Maria de Oliveira Franco também devem participar de oficinas de origamis e ikebanas e voltadas para educação ambiental.
A Fundação Mokiti Okada é uma entidade sem fins lucrativos. A instituição é considerada de Utilidade Pública Federal, que desenvolve projetos direcionados à formação de valores em busca de uma sociedade renovada com cidadãos conscientes.