Foto: Maurício Porão
Praça será espaço de fomento cultural
Localizada numa área importante da cidade, a Praça Washington Luiz vem recebendo diversas intervenções, por meio do programa “Laboratório de Cidades Criativas”, uma parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O espaço, que será inaugurado na próxima terça-feira (28), às 13h, contou na tarde deste domingo com a visita técnica da secretária Estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, que foi recebida pelo secretário de Cultura, Leandro Mussi, que representou o prefeito, Welberth Rezende.
Na ocasião, Danielle frisou a importância deste espaço para avançar em diversas políticas públicas culturais. “Serão cinco projetos como este em todo estado, Macaé será a primeira obra que iremos entregar. Hoje viemos fazer uma supervisão para o grande dia que será a inauguração. Queremos que a população se aproprie deste espaço para cuidar, se divertir, ter cultura e entretenimento”, frisou.
O secretário de Cultura, Leandro Mussi agradeceu pela cidade ser contemplada com um projeto tão importante, num momento que a gestão municipal vem revitalizando a cultura. “Muito feliz, estamos numa crescente na cultura da cidade e as parcerias neste momento são fundamentais”, pontuou.
Também participou da visita, o deputado federal Aureo Ribeiro que falou sobre a relevância da revitalização da Praça Washington Luiz. “O atual governo tem um grande desafio de resgatar e democratizar a cultura na cidade. Essa parceria começou aqui, pois temos certeza da capacidade da gestão de desenvolver políticas públicas. E Macaé, será como um laboratório para atender outras cidades vizinhas. Como Macaé é uma cidade de grande porte, precisamos colocar a cultura para ser pujante na cidade e levar a cultura para toda região”, disse.
Participaram do encontro representantes de diversos segmentos culturais da cidade.
Programa – O programa “Laboratório de Cidades Criativas”, é uma parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Enel Brasil, Quitanda Soluções Criativas e Prefeitura de Macaé. A intervenção recebe técnicas de retrofit, modernização espacial realizada no local sem retirar seus elementos originais históricos e arquitetônicos, além de urbanismo tático e novos mobiliários funcionais.
Os recursos do programa são oriundos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – mecanismo de fomento que dispõe sobre concessão de benefício fiscal para realização de projetos culturais. Neste caso, a Enel é a patrocinadora do projeto.