Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
Os encontros permitem que representantes de cada setor compartilhem conhecimento sobre ações implantadas
Representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana, da Guarda Municipal, da Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial e da Coordenadoria de Política sobre Drogas estão realizando reuniões periódicas para trocar experiências. O objetivo dos encontros é apresentar as ações que são realizadas por cada um deles, em especial no ambiente escolar, para que todos possam agregar novos conhecimentos podendo, inclusive, definir diretrizes comuns a serem trabalhadas futuramente em suas ações.
No caso da Mobilidade Urbana foram apresentadas as ações que são realizadas pela secretaria para orientação aos estudantes sobre como devem se comportar para que contribuam com um trânsito seguro, por meio da cooperação e da cidadania. Isso inclui uma apresentação interativa, além da entrega de material educativo para reforço dos conceitos trabalhados na palestra.
- As crianças são nossos grandes parceiros na busca por um trânsito mais seguro, pois são multiplicadores das informações que recebem. E, por meio da educação, atuamos na prevenção, já que são maiores as chances de formarmos condutores mais conscientes de suas responsabilidades – disse a pedagoga e coordenadora de Educação no Trânsito, Josiana Marques Wilme.
Cultura de Paz – Durante os encontros, a Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial está apresentando os conceitos trabalhados no projeto “Fala Jovem”, que é um “bate-papo” realizado com os jovens nas escolas para a promoção de uma cultura de paz. De acordo com a coordenadora pedagógica de projetos, Sandra Brandão, o objetivo é discutir as questões relacionadas à violência para que se crie uma base para minimizá-las:
- Conversamos com os jovens e procuramos saber o que eles estão fazendo para se alcançar esta cultura de paz. E a troca de experiências é muito enriquecedora, pois esta proximidade entre os órgãos agrega muito. Afinal, tudo se resume a educação – explicou.
Para Janiel Oliveira, membro da Coordenadoria de Apoio Preventivo e Educativo (CAPE) da Guarda Municipal, esta integração deve ser contínua para que se alcance resultados significativos nas ações de cada instituição. “Esta proximidade é muito importante e é um ponto marcante. Todos contribuem de forma a enriquecer as ações realizadas e quem ganha com isso é o município”, finalizou.