Foto: Maurício Porão
A inspeção será realizada pela equipe técnica RH/Sesmt
A Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos inicia mais uma fase do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) que visa garantir um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os servidores da prefeitura. O Rh, por meio do Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), vai realizar a inspeção de segurança do trabalho e análise de controle de risco ocupacional em todas as secretarias e unidades municipais. A ação tem como base o Manual de Boas Práticas e será emitido laudo e encaminhado aos gestores das pastas.
O secretário de RH, Aristófanis Quirino, disse que o objetivo é padronizar as práticas de inspeção e promover a prevenção de acidentes, redução de riscos e a proteção dos servidores municipais nos ambientes de trabalho. A inspeção será realizada pela equipe técnica RH/Sesmt especializada em segurança do trabalho.
Serão avaliadas as condições de segurança para identificar e mitigar riscos ocupacionais que possam comprometer a saúde e segurança dos servidores; verificados equipamentos e estruturas para garantir que os locais de trabalho estejam em conformidade com as normas de segurança vigentes; haverá controle para analisar e combater possíveis riscos biológicos como a presença de agentes nocivos ao ambiente de trabalho; e o cumprimento das normas regulamentadoras a fim de identificar possíveis não conformidades e promover ajustes necessários para melhorar as condições laborais.
Na sexta-feira (14), o secretário realizou nova reunião com o coordenador do Sesmt, Antônio Terra, e a médica Lívia Selem, que atua no Sesmt, para definirem os próximos passos do cronograma de trabalho.
“Este mapeamento será feito de forma inédita nas repartições públicas e apontará os riscos no ambiente de trabalho e as soluções. O benefício será a prevenção de acidentes e doenças para um ambiente mais seguro e saudável para todos os servidores”, destacou Aristófanis.
“É importante averiguarmos a necessidade de qualquer ajuste que precisa ser feito nos locais de trabalho a fim de evitar acidentes e doenças ocupacionais", observou Lívia Selem. O secretário Aristófanis concluiu: "Essa ação é fundamental para um melhor resultado das políticas públicas voltadas para os servidores em seus locais de trabalho”.