O I Congresso de Gestão de Pessoas, promovido pela Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos, foi encerrado nesta quinta-feira (7), com o salão nobre da Câmara Municipal do Legislativo lotado de servidores municipais. Também participaram representantes dos municípios de Quissamã, Carapebus e Casimiro de Abreu. Temas de interesse foram debatidos por especialistas em três dias do evento e os servidores puderam tirar dúvidas com perguntas e respostas abertas no fim de cada palestra.
Na abertura deste terceiro e último dia, o secretário Aristófanis Quirino enfatizou a importância da escuta ativa, gentileza, respeito e cordialidade nas relações humanas. Ele disse que são dicas do RH para um ambiente de trabalho saudável e também para a qualidade de vida com a família e amigos.
Os temas abordados prenderam a atenção dos servidores. O Instituto de Previdência de Macaé (Macaeprev) foi a primeira palestra neste terceiro e último dia do evento e orientou os servidores, especialmente, sobre as regras para aposentadoria e pensão. A mesa foi composta pelo presidente do órgão, Cláudio Duarte; o diretor Previdenciário, Júlio Viana; o membro da Comissão de Análise de Assuntos Complexos, Jessé Silveira Júnior; e a coordenadora de Benefícios, Hélida Márcia Damasceno.
Viana destacou que, com 5 bilhões em caixa, o Macaeprev tem recursos para os próximos 70 anos, está em primeiro lugar entre os municípios no país em reserva líquida e este mês obteve a certificação Pró-Gestão Nível II. “Macaeprev faz a gestão previdenciária e só pode pagar aposentadoria e pensão. Por isso é importante que os servidores conheçam o funcionamento do Instituto e que estamos lá todos os dias para atender a todos", enfatizou Viana.
Em seguida houve a palestra “Solução em Gestão Previdenciária para os Entes Públicos”, com Kleber Borges, gerente de Novos Negócios do BB Previdência. Ele abordou o fundo de pensão que compõe o conglomerado do Banco do Brasil com ênfase no BB Prev Brasil criado para atender os servidores. “Não há custo para o município que faz convênio e ainda há um Clube de Benefícios para os servidores que fizerem a adesão”, explicou.
A palestra de encerramento do Congresso foi com a coordenadora da Casa do Servidor de Macaé, Fabieni Rodrigues, apresentando as políticas públicas e práticas de RH para os servidores. Ela falou sobre a Casa, que está em fase de projeto-piloto, o Programa Acolher, as comissões instituídas, bem como a Integridade dos servidores Aposentados, no final do ciclo funcional, como forma de valorização do servidor.
O Congresso dedicou, ainda, tempo para a ginástica laboral e sua importância para o bem-estar físico e mental de todos. O secretário Quirino resumiu o objetivo do evento como importante ferramenta para aprimorar a gestão de pessoas.
"Nosso objetivo é capacitar os gestores visando a uma gestão mais eficiente e eficaz, prioritariamente, pela saúde e bem-estar dos servidores, que são o principal vínculo entre o Poder Executivo e a população da cidade. Este foi o primeiro Congresso, e o evento fará parte do calendário anual da Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos, em mais ação de governo. O resultado dessa jornada de três dias é muito significativo para os gestores, servidores e a população porque valorizando nossos servidores, consequentemente, elevamos a qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos", pontuou o secretário de RH.
No encerramento, a Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos, destacou que para o ano de 2025 serão realizados encontros periódicos para tratar os Desafios dos municípios na Gestão de Pessoas, convidando entes municipais para debates e aprendizagem mútua em prol do servidor.