Foto: Ana Chaffin
Orientação profissional é trabalhada na Brasil Offshore
"Ser um profissional diferenciado é inovar e trazer ideias". Essa foi uma das dicas que os visitantes da Brasil Offshore receberam no segundo dia do evento, no estande da Prefeitura, durante os "Diálogos com RH". A palestra "Como posso agregar valor à empresa e para meu desenvolvimento", do supervisor de Desenvolvimento de RH da Ventura Petróleo, Hugo Leonardo Polidoro, atraiu especialmente profissionais do setor.
O destaque da apresentação de Leonardo foi a maneira como o setor de recursos humanos da empresa onde atua cumpriu a exigência do Projeto Jovem Aprendiz (Art. 429 da CLT). Os jovens, em sua maioria oriundos de comunidades de baixos índices socioeconômicos, tinham, nessa oportunidade, quase sempre o seu primeiro emprego formal.
A empresa optou por oferecer treinamento adequando à aptidão de cada um e ao perfil do profissional almejado por ela. O Coaching-RH da Ventura, em sua oitava edição, tem resultados surpreendentes - realizado em parceria com as instituições Viva Rio e Senai. Praticamente todos os jovens que passam por ele, dentro do percentual legal de 5%, são contratados como estagiários e posteriormente promovidos a assistentes. O planejamento do desenvolvimento da carreira é contínuo. Todo o treinamento pretende formar profissionais multitarefas e tem a meta de aflorar talentos.
- É uma via de mão dupla. O profissional deve trilhar determinados passos com objetivos pré-estabelecidos por ele e com a garra necessária para se desenvolver na carreira. Esse profissional focado na carreira acaba agregando valores a sua empresa, aprimorando procedimentos, acelerando processos e otimizando a prestação de serviços, por exemplo. Por isso, ele acaba se destacando. Então, isso funciona como um conjunto -, explica Hugo Leonardo.
Essa palestra foi seguida da apresentação do seminário "Macaé - Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Município", com Carlos Eduardo, e "Licenciamento e Fiscalização Ambiental: Direito e Deveres do Empreendedor", com Edinilson Régis e Caroline Ramos Medeiros, da Secretaria de Ambiente.
RH nos Momentos de Adversidade
Nesta quinta-feira (25), das 14h às 16h, os "Diálogos com RH" trazem o presidente da GE-Celma, Júlio Talon, e o docente da Fundação Getúlio Vargas Energia (FGV), Marcos Túlio Fundão Zanini, que abordarão os temas: RH nos Momentos de Adversidade e o Fator Humano na Gestão de Empresas de Energia.