Rio Macaé Com(n)vida movimenta serra macaense

09/12/2013 14:44:00 - Jornalista: Antonio Felipe Gonçalves

Foto: Divulgação

Mais de 50 pessoas desceram o trecho do Rio Macaé em um percurso de aproximadamente 22 km

Aconteceu no sábado (7) a 3º edição do Rio Macaé Com(n)vida, evento que tem marcado uma mudança na relação da cidade com o rio. Organizado pela Secretaria de Ambiente o encontro contou com a participação de servidores, atletas amadores, profissionais e entusiastas do meio ambiente, estudantes, escoteiros, além de equipes de apoio da Defesa Civil e Guarda Ambiental.

Mais de 50 pessoas desceram o trecho do Rio Macaé entre Cachoeiros de Macaé e a Ponte do Baião, em um percurso de aproximadamente 22 km, utilizando botes, canoas, caiaques e canoas havaianas. O secretário de Ambiente, Guilherme Sardenberg Barreto, que participou do evento acredita que ele é uma importante ferramenta para que a população reconheça a importância do Rio Macaé para o desenvolvimento da cidade. “Estamos acostumados a ver o rio apenas como algo poluído. Porém, quando as pessoas se integram à realidade do ambiente, vendo sua beleza em toda extensão, passamos a entender ainda mais a importância desse recurso hídrico para nossa cidade”, comentou.

O estudante Luan Souza, membro do 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé, destacou a oportunidade que ações como essa têm para apresentar a realidade da cidade que poucos conhecem. “No escotismo, dizemos que aprender fazendo é essencial para se aprender. Por isso, acreditamos que vivenciar e conhecer os problemas são as melhores formas de aprender a respeitar o meio ambiente”, afirmou.

Durante toda a descida foram coletadas imagens para apresentar à população em evento posterior, que acontecerá, em janeiro de 2014, na Base Operacional da Lagoa. Também acontecerá um debate de reflexão sobre o Rio Macaé, focado nas questões de saneamento básico, pagamento por serviços ambientais e a conservação dos manguezais. “Essas ações são importantes para construir a consciência crítica que motivem ações de recuperação e preservação”, explicou o secretário.

A saída para o evento aconteceu, no Iate Clube de Macaé, às 6h, de onde os participantes e as embarcações foram transportados até a Via Nativa, local que servirá de base para a atividade. O retorno foi, às 17h, no clube.