Riverton anuncia Escola de Informática para a terceira idade

27/09/2006 15:53:54 - Jornalista: Janira Braga

A terceira idade macaense ganhará uma escola de informática específica para a faixa etária, além do Centro de Convivência do Idoso e da Universidade do Idoso, dentro do Complexo Universitário. Esses foram os projetos anunciados pelo prefeito Riverton Mussi durante abertura do terceiro Fórum Municipal do Idoso, que comemorou o Dia Nacional do Idoso e reuniu, nesta quarta-feira (27), as principais lideranças da terceira idade da cidade no Paço Municipal da prefeitura.

- Todos os dias é Dia do Idoso. Em Macaé, temos 18 grupos da terceira idade, que serão beneficiados com a retomada das obras do Centro de Convivência do Idoso, com a escola de informática e também estamos trabalhando para chegar à Universidade do Idoso – detalhou o prefeito, ressaltando que o governo trabalha em conjunto com o conselho e o Fundo Municipal do Idoso.

O Centro de Convivência terá refeitório, sala de atendimento médico, de fisioterapia, projetos manuais, alfabetização de adultos, serviço social, de entretenimento, arte e cultura. A unidade vai possibilitar maior diversificação nos programas voltados para a terceira idade, com promoção de cursos de teatro, música e arte.

Riverton foi homenageado pelo público que lotou o auditório do Paço Municipal, como amigo da terceira idade e ganhou uma medalha. Ele chegou ao evento acompanhado da mãe, Margarida Mussi, e da primeira dama, Márcia Moraes, ambas envolvidas em projetos para a terceira idade.
Margarida Mussi, que trabalha junto aos grupos da terceira idade e foi convidada de honra do evento, comentou a importância do trabalho social em prol da “melhor idade”. “Aproveito para convidar a todos para participar nesta quinta-feira do baile que vai escolher a Rainha da Terceira Idade, no Ypiranga”, disse. O Baile da Primavera será realizado, às 20 horas, na quadra do clube.
A primeira-dama Márcia Moraes destacou a importância dos eventos que celebram a Terceira Idade e parabenizou o trabalho desenvolvido pelos grupos no município. A presidente de honra da Terceira Idade e fundadora do Lar São Francisco, Carmem Mussi, também foi homenageada. “As políticas públicas para a terceira idade devem ajudar a conservar o idoso no próprio lar”, disse.

Macaé possui Fundo, Conselho e Núcleo do Idoso

A gestora do Fundo Municipal do Idoso, Cátia Crespo, o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Sebastião Piraí, o secretário de Assistência Social, Waldecy Brandão, também compuseram a mesa de abertura. Cátia salientou que em Macaé, estão avançadas as políticas públicas para a terceira idade.

- O idoso é privilegiado em Macaé. Antes do Estatuto do Idoso, o município já tinha uma lei municipal, criando o Conselho e o Fundo do Idoso, além do Núcleo de Proteção ao Idoso – afirmou Cátia. O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Sebastião Piraí, comentou que o poder Executivo de Macaé apóia as ações voltadas para a Terceira Idade, desenvolvidas em conjunto com uma equipe técnica. “Tivemos um grande avanço nas políticas públicas voltadas para o idoso na cidade”, disse.

O terceiro Fórum Municipal do Idoso teve programação durante todo o dia com debates, palestras e exposições. A assistente social Marilene Góes fez uma apresentação das políticas públicas voltadas ao idoso no município, o defensor público e vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso, Oswaldo Deleuse, ministrou palestra sobre “Promoção, Proteção e Defesa” e a doutora e mestre em educação pela UFRJ e conselheira estadual da pessoa idosa, Dina Frutuoso, proferiu o tema “Família, Cuidador e Idoso”.

- Macaé merece parabéns por ter um Fundo Municipal do Idoso que funciona – disse a conselheira estadual da pessoa idosa e autora de diversos livros sobre a terceira idade. Para o vice-presidente do conselho estadual, Oswaldo Deleuse, o Estado do Rio de Janeiro avançou nas questões referentes ao idoso, mas ainda precisa melhorar. “O desrespeito ao idoso é o desrespeito ao ser humano”, afirmou.