logo

Riverton discute com Benedita incremento de ações sociais

29/03/2007 15:51:14 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi recebeu no final da tarde de quarta-feira (28) a Secretária de Estado de Ação Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, no gabinete, onde discutiu a ampliação das ações sociais na cidade com ênfase na juventude e na família. Entre os projetos discutidos está o incremento do projeto Restaurante Popular – custeado em Macaé pela prefeitura – e a necessidade de aumento de famílias beneficiadas pelo projeto Bolsa Família, do governo federal. A primeira-dama, Márcia Moraes, também participou da reunião.

- Macaé está à disposição da Secretaria de Estado de Ação Social para a realização de parcerias e convênios que vão atuar na melhoria de vida do munícipe, principalmente na criação de oportunidades para os jovens – afirmou o prefeito, acrescentando que busca parceria para construir uma nova unidade do Restaurante Popular na cidade. Ele explicou que o município estuda a implantação de um projeto semelhante voltado para o café da manhã do trabalhador.

Mais uma ação que vai refletir em benefício social para a população citado pelo prefeito é a construção da Delegacia Legal, em parceria com o Governo do Estado, em frente ao Mercado Municipal de Peixes, em uma área desapropriada pela prefeitura que já teve os imóveis derrubados. “Atrás da Delegacia Legal, vamos implantar o Centro de Atendimento ao Trabalhador, onde serão disponibilizados serviços voltados para o trabalhador como a expedição de documentos diversos”, disse.

O prefeito e o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Jorge Tavares Siqueira, informaram à Benedita da Silva sobre a necessidade de ampliação do número de famílias beneficiadas com o projeto Bolsa Família, do governo federal. “Também vou levar este pedido ao ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias”, informou Riverton.

O presidente do Fumdec pontuou à secretária de Estado a grande demanda que o município contabiliza em função da migração de pessoas de regiões com menos atrativos econômicos do Estado do Rio – como o Noroeste Fluminense. “É preciso sensibilizar o governo do Estado para a criação de alternativas econômicas nestas regiões, porque o fluxo de pessoas que vem a Macaé em busca de um emprego é grande”, comentou, lembrando que a indústria do petróleo de Macaé requer mão-de-obra qualificada.

Benedita da Silva ressaltou que a conversa com o prefeito foi pautada por assuntos relacionados à melhoria da qualidade de vida dos jovens de Macaé. “Precisamos de ações sócio-educativas imediatas, sem abrir mão dos projetos de médio e longo prazo. Apóio a ampliação do atendimento às famílias que estão abaixo da linha de pobreza com o Bolsa Família e para isso, vamos tentar junto ao governo federal o aumento do número de bolsas para o Estado do Rio e com isso, para as prefeituras”, frisou.

A secretária de Estado disse que vai discutir junto ao governador a probabilidade de aumentar o número dos Centros de Proteção às Mulheres nos municípios fluminenses para que elas, em caso de agressão, tenha um local para se abrigar. Também participaram do encontro a vereadora Marilena Garcia e os vereadores Maxwell Vaz e Eduardo Cardoso.