logo

Riverton e secretários articulam implantação do Segundo Tempo

27/04/2006 16:22:30 - Jornalista: Janira Braga

Após a articulação para a implantação do Centro de Excelência do Basquete em Macaé, cuja decisão final foi favorável à cidade e determinada pelo então ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz, a comitiva de Macaé que está em Brasília, liderada pelo prefeito Riverton Mussi, está negociando a implantação do programa Segundo Tempo com o novo ministro dos Esportes, Orlando Silva de Jesus Júnior.

Acompanham o prefeito os secretários de Governo, André Braga e de Comunicação, Romulo Campos, além do presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Jorge Tavares Siqueira, e o assessor especial, Adrian Mussi.

De acordo com o presidente do Fumdec, Jorge Siqueira, o objetivo do projeto é possibilitar o acesso à prática esportiva aos alunos matriculados no ensino fundamental e médio das escolas públicas. “O Segundo Tempo é voltado para alunos carentes e preenche o tempo ocioso do estudante: quando ele não está na escola, está no projeto”, destacou, acrescentando que a parceria entre município e governo federal mostra que os dois níveis de poderes estão estreitando um relacionamento suprapartidário.

As negociações para a implantação do Segundo Tempo em Macaé foram iniciadas em viagem do prefeito, do presidente do Fumdec e do secretário de Governo em Brasília, desde o ano passado. Em reunião com Orlando Júnior, na Esplanada dos Ministérios, o prefeito ressaltou os investimentos em esporte na cidade e o ministro sinalizou que o projeto será implantado na cidade.

O prefeito também conversou com o ministro sobre a Cidade do Basquete – que será construída em uma área de 38 mil metros quadrados na Linha Verde – e o ministro disse que vai dar total apoio ao projeto, dando continuidade do trabalho iniciado por Agnelo Queiroz.

O secretário de Governo, André Braga, destacou que a Cidade do Basquete vai potencializar o desenvolvimento de Macaé em diversas áreas econômicas. “Vamos incentivar o turismo, atraindo pessoas de diversos lugares para conhecer o empreendimento, além de fomentar o arranjo de serviços da cidade e oportunizar a prática do basquete para mais pessoas”, considerou. O grupo de Macaé também se encontrou com o senador Wellington Salgado de Oliveira (PMDB-MG), que está apoiando a implantação da Cidade do Basquete, além de um encontro institucional com o senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

Frente do Petróleo já tem 150 parlamentares inscritos

Centro e cinqüenta parlamentares – tanto do Senado Federal quanto da Câmara dos Deputados – já se inscreveram para participar da Frente Parlamentar do Petróleo, do Gás Natural e dos Biocombustíveis (FPP), cuja idéia foi lançada pelo prefeito e articulada em Brasília pelo secretário de Governo de Macaé e o presidente do Fumdec, com apoio de diversos parlamentares, em especial, do deputado José Divino. Quem passou a informação à comitiva de Macaé foi o deputado federal Betinho Rosado (PFL-RN), o presidente da FPP.

- A formação de uma Frente Parlamentar Mista vai beneficiar não só Macaé, mas todos os municípios receptores de royalties, na defesa para que a PEC que se encontra na Câmara Federal de mudança da distribuição dos royalties não seja aprovada – explicou o prefeito, se referindo a uma Proposta de Emenda à Constituição que tramita na Casa, mudando a Lei do Petróleo, que norteia a distribuição da compensação financeira.

De acordo o presidente do Fumdec, a FPP, que é mista, vai representar uma base dos municípios produtores no Congresso, formando a Bancada do Petróleo.