Riverton lança Universidade Municipal de Macaé

18/03/2005 20:07:16 - Jornalista:

As obras da UMM começam nesta segunda-feira. A previsão é de que dois blocos fiquem prontos em oito meses. Ao todo, são 95 mil metros quadrados de área na Linha Verde.

O prefeito Riverton Mussi (PSDB) assinou nesta sexta-feira (18), no Macaé Centro, a ordem de serviço para a construção dos dois primeiros módulos da Universidade Municipal de Macaé (UMM) – um para abrigar o Centro Administrativo e outro para 30 salas de aula. As obras começam nesta segunda-feira (21) e têm prazo de término de oito meses. O investimento inicial é de R$ 13 milhões e a expectativa do prefeito é que as primeiras turmas comecem a estudar no próximo ano. Durante o evento de assinatura também foram apresentados o projeto institucional da UMM e a maquete virtual.

- A implantação da Universidade Municipal de Macaé faz parte de um projeto que vai promover um grande avanço na educação. Sabemos das dificuldades de se manter um ensino universitário, mas estamos pensando no futuro do município e criando oportunidade para que o jovem tenha o direito de estudar em Macaé – ressaltou Riverton.

A UMM será construída em uma área total de 95 mil metros quadrados junto à Linha Verde e será composta por seis blocos com 30 salas de aula cada. A sala de aula pode abrigar 40 estudantes – com isso, sete mil alunos poderão estudar por turno. A área a ser construída é de 20 mil metros quadrados. O Complexo Universitário terá 600 vagas de estacionamento, pátio interno e auditoria, auditório para 1,2 mil pessoas, capela ecumênica, anfiteatro para quatro mil pessoas, piscinas olímpicas para saltos ornamentais e natação.

Outros atrativos como ginásio poliesportivo para duas mil pessoas, quatro quadras de esportes, campo de futebol, pista de atletismo, centro de artes, praça de alimentação, vila de docentes com 17 apartamentos e biblioteca central farão parte do Complexo. “Estamos fazendo um expressivo investimento para qualificar os jovens. Buscamos parcerias com outras instituições para capacitar o estudante para que ele entre no mercado de trabalho e garanta o desenvolvimento de Macaé”, destacou o prefeito.

O Centro de Artes terá três pavimentos que irão abrigar uma escola de música, uma escola de dança e teatro e um atelier para artes plásticas. A pista de atletismo terá um prédio de apoio para equipamentos, sala de musculação e administração. A empresa Santa Bárbara Engenharia S.A. ganhou a licitação para a primeira fase das obras.

O presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Jorge Aziz, frisou que a construção da UMM vai marcar um processo de desenvolvimento econômico, social e cultural do município. “Temos a perspectiva de promover com a universidade uma ação contínua de crescimento da cidade”, comentou, acrescentando que o investimento na educação promove dinamismo econômico e trabalha para garantir o desenvolvimento de Macaé depois que o petróleo acabar. “Estamos promovendo a difusão da cultura e do conhecimento científico. Essa é uma oportunidade de Macaé ter autonomia no processo de desenvolvimento”, disse.

O presidente do Conselho Nacional de Educação, Roberto Cláudio Frota, fez coro com Aziz. “A Universidade é o projeto mais importante para a cidade”, assinalou. Para o deputado estadual Glauco Lopes (PSDB), a UMM é mais um reconhecimento do avanço de Macaé. “O que era sonho passa a ser realidade, que é a expansão do ensino de Macaé. Estamos buscando maior qualidade de vida para a população”, salientou o deputado, lembrando do trabalho realizado pelo ex-prefeito Sílvio Lopes. O presidente da Câmara, vereador Eduardo Cardoso (PPS), assinalou que os jovens não precisarão mais sair de Macaé para fazer o ensino superior. “Esse é um compromisso com o ensino público de qualidade”, elogiou. Estiveram presentes no evento que lançou a UMM, vereadores, secretários, coordenadores e assessores da prefeitura.

MAIS EDUCAÇÃO – O prefeito afirmou que o governo municipal também vai reforçar o Ensino Fundamental. “Vamos construir colégios novos com estrutura completa. Temos seis projetos para atender a demanda de construção de colégio, além da Escola do Trabalhador, que vai beneficiar quem não teve oportunidade de se qualificar”, disse.

O prefeito informou que já foi adquirida a área para a construção da Escola Técnica Agrícola em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ), além de estar buscando implantar o curso de medicina em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). “Outra parceria que vamos estabelecer é a implantação do curso de biologia com a UFRJ”, comentou.