O prefeito Riverton Mussi se reuniu na manhã desta quarta-feira (23) com um grupo de moradores do bairro Malvinas para discutir o problema enfrentado no bairro com a chuva que atinge Macaé desde a madrugada de domingo (20) para segunda-feira (21). Por se tratar de um bairro plano, de região pantanosa, à margem do Rio Macaé e sem declividade, o bairro Malvinas é um dos que registram maiores pontos de alagamento. O secretário de Obras, engenheiro Tadeu Campos e o vereador Luiz Fernando Pessanha participaram da reunião, além do procurador geral do município, Gilso Machado.
Segundo o prefeito, a intervenção no bairro deve ser tanto na parte de manilhamento quanto na parte de bombeio. “A prefeitura vai retirar e trocar o manilhamento do bairro, que hoje está danificado, e fazer a limpeza dos canais que ainda estão em condições de uso para que os canais possam ser interligados, por meio de manilhamento”, detalhou.
Riverton Mussi destacou que o objetivo da prefeitura é dar condições para que o fluxo de água pluvial no bairro Malvinas possa ir diretamente para o Rio Macaé. “Em algumas localidades ainda mais baixas do bairro, vamos colocar bomba”, informou, acrescentando que será trabalhada toda a bacia recebedora de água do bairro com os serviços, com extensão para outras localidades com foco no escoamento da água.
- Outra obra é o término da reforma da praça Wanderlei Quintino, com previsão de entrega entre abril e maio – informou Riverton. Segundo o secretário de Obras, Tadeu Campos, o único jeito de retirar a água do Malvinas é através de bombeamento. “Por determinação do prefeito, a partir de hoje, vamos fazer obras emergenciais para retirar as águas que ficam paralisadas na parte mais baixa do bairro. Temos que fazer serviço nessa parte do bairro através de bombeamento, as linhas de recalque, para retirar as águas das ruas D, E, F e G, as mais prejudicadas, fazendo com que águas possam chegar ao Rio Macaé”, explicou Tadeu.
Os moradores Lindomar da Costa, Gecemar dos Santos, Luciano Tomaz, Nélio Rangel, Eleir Marcelino, Valtair Lizardo e Samuel da Silva participaram do encontro com o prefeito. Eles relataram o problema enfrentado pelos moradores nos últimos dias, quando o índice pluviométrico da cidade superou em apenas doze horas a previsão para 30 dias.
Bombeamento vai retirar água pluvial de pontos alagados
De acordo com o secretário de Obras, Tadeu Campos, o único jeito técnico de retirar a água pluvial das ruas é através de bombeamento, medida que faz com que a água seja direcionada em um único sentido. “Vamos levar o bombeamento à região mais baixa do bairro, a Rua D, com água bombeada através de manilhamento chegando ao Rio Macaé”, disse.
Tadeu Campos ressaltou que a intervenção tanto na parte de manilhamento quanto na parte de bombeio representa ações emergenciais. A solução definitiva virá com o projeto de macrodrenagem, que está em fase final de licitação. “Dentro do projeto de macrodrenagem, serão contemplados projetos nessa área da cidade. No entanto, para dar um conforto maior para a população vamos fazer serviços emergenciais”, comentou o secretário.
O bairro Malvinas sofre o problema de ser um bairro não projetado, fruto de uma antiga invasão. De forma desenfreada houve novas invasões, fazendo com que o leito natural dos canais da Malvinas esteja ocupado indevidamente. Isso faz com que o escoamento da água se dificulte.
O morador do Malvinas, Samuel da Silva, contou que com as chuvas, a água entrou em algumas casas, agravando a situação para as famílias. “As obras serão muito bom para a comunidade”, ressaltou. O vereador Luiz Fernando Pessanha disse que acompanha o dia-a-dia do bairro e apóia a comunidade. “Sabemos da importância das intervenções para os moradores”, destacou o parlamentar.