logo

Riverton Mussi e Sérgio Cabral inauguram Cidade Universitária

11/07/2007 20:13:32 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, inauguraram no final da tarde desta quarta-feira (11), na Linha Verde, a Cidade Universitária, que terá de início cursos das universidades federais Fluminense (UFF) e do Rio de Janeiro (UFRJ), além da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS). Em agosto, cerca de mil alunos da UFF e da FeMASS já vão ocupar as 30 salas de aula do primeiro prédio inaugurado – a UFRJ será transferida para o pólo de Ensino Superior em 2008.

Segundo o prefeito, um dos objetivos da Cidade Universitária é permitir que os munícipes participem de forma substantiva do ciclo de desenvolvimento econômico que a cidade está inserida. “Em Macaé, o conceito de desenvolvimento, sempre ligado a processos de mudança, inclui, necessariamente, a ocorrência de processos de aprendizagem. É por isso que desde que começamos a pensar no conceito do que seria a Cidade Universitária, tivemos como foco o desenvolvimento sócio-educacional voltado para o munícipe”, disse.

Riverton Mussi destacou que a preocupação do governo, ao eleger a educação com uma das prioridades, é consolidar a aprendizagem como vetor positivo no processo estruturante da organização produtiva do município. “As políticas públicas de educação superior e profissional do município envolvem investimento em infra-estrutura acadêmica, como a Cidade Universitária, mas também serviços como o Transporte Social Universitário, os estágios universitários, o programa Bolsa Universitária, manutenção da Funemac e apoio à UFF e à UFRJ”, citou.

O prefeito anunciou que dois novos cursos de graduação serão agregados à estrutura da FeMASS: Administração e Engenharia de Produção. As inscrições para o vestibular serão realizadas de 12 de julho até 2 de agosto. A FeMASS é mantida pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac), da prefeitura e também fornece curso de Sistema da Informação.

A primeira fase da Cidade Universitária – inaugurada nesta quarta – é composta por dois prédios – um para o Centro Administrativo e outro para 30 salas de aula, 200 vagas de estacionamento, uma biblioteca central dentro do prédio da administração e uma biblioteca específica dos cursos das áreas que serão instaladas dentro do prédio de sala de aula.

O projeto completo da Cidade Universitária inclui a construção de mais cinco blocos de sala de aula, ampliação do estacionamento para 600 vagas, campo de futebol, ginásio poliesportivo, um parque olímpico, capela ecumênica, restaurantes, auditórios, centro de artes com três pavimentos para conservatório de música e artes plásticas, concha acústica com capacidade para quatro mil pessoas e vila docente.

Governador destaca compromisso da prefeitura com qualidade do Ensino

A obra de construção da Cidade Universitária, para o governador Sérgio Cabral, demonstra o “compromisso do prefeito com a qualidade da formação dos moradores de Macaé”. “A Cidade Universitária é um fator de desenvolvimento econômico e humano. O Estado apóia essa iniciativa de grande importância para a formação de jovens”, pontuou.

Sérgio Cabral elogiou a estrutura da Cidade Universitária e disse que a obra, voltada para o social, é um ganho de qualidade para a cidade. O governador estava acompanhado de secretários de Estado e do presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Jorge Picciani.

A relação entre educação e desenvolvimento e entre educação profissional, ciência, tecnologia e inovação foi abordada pelo secretário de Desenvolvimento Local, Jorge Aziz. “O desenvolvimento local implica estratégias de crescimento que, numa política governamental, relaciona os novos empreendimentos econômicos à valorização da educação. Da mesma forma, a ênfase na inovação tecnológica está associada ao fortalecimento do setor produtivo e à democratização da sociedade, mediante a universalização da cidadania não apenas formal, mas substantiva”, disse.

Uma das estratégias do governo municipal, de acordo com Jorge Aziz, está voltada para dar suporte ao desenvolvimento econômico e social da região, com a implementação de um conjunto de ações na área da educação e formação tecnológica, através da aplicação de investimentos expressivos. “Partes desses recursos estão sendo aplicados na implantação deste campus universitário, que abrigará as instituições de Ensino Superior podendo ser próprias e ou conveniadas, cujo objetivo final é contribuir para a melhoria dos níveis educacionais e reduzir as desigualdades sociais”, comentou.

O vereador Maxwell Vaz destacou que a Cidade Universitária vai contribuir para o processo de desenvolvimento da cidade e o deputado Glauco Lopes ressaltou que a união, em um só local, de universidades públicas e privadas, será importante para a juventude macaense.

Reitor da UFF confirma interiorização

O reitor da UFF, Roberto de Souza, confirmou o compromisso de interiorização da universidade com a utilização de verba federal. “Queremos estar presente em Macaé com recursos do MEC e recursos humanos de pessoas da própria região”, disse, se referindo ao Ministério da Educação. Segundo ele, a universidade iniciou trabalho junto ao MEC para pleitear recursos para a interiorização.

A solidez da condição universitária foi destacada pelo pró-reitor da UFRJ, Carlos Antônio Levi, que também confirmou as vagas em Macaé para 2008 dos cursos de Farmácia, Biologia e Química. “Outros cursos são objetivo de reflexão da universidade”, comentou.

Participaram da inauguração o vice-prefeito Carlos Augusto de Paula, a primeira-dama Márcia Moraes, o prefeito de Carapebus, Rubem Vicente, vereadores, secretários municipais, autoridades militares, civis, representantes de instituições, entidades, da Petrobras e de associações de moradores.