CAMPOS - Ampliar a atuação da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) em Macaé. Com esse objetivo, o prefeito Riverton Mussi se reuniu na tarde desta segunda-feira (3) com o reitor da universidade, Almy Cordeiro de Carvalho, na sede do campus da Uenf em Campos. O prefeito de Macaé e o reitor conversaram sobre a possibilidade do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (Lenep) – braço da Uenf em Macaé – se transformar em um Centro de Ciências, Energia e Petróleo.
- Nosso pleito é que a Uenf amplie o número de cursos em Macaé. A universidade está instalada no município com o Lenep, com foco na indústria petrolífera e queremos aumentar as oportunidades para o jovem que mora na cidade. Com esta possibilidade, teremos a atuação de três grandes universidades públicas no município – destacou o prefeito, se referindo às universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fluminense (UFF), além da Uenf.
Riverton Mussi lembrou que a UFRJ vai estender o número de cursos em Macaé - no primeiro semestre de 2008, começam os cursos de Farmácia e Química, para somar à graduação em Ciências Biológicas, já existente. Além disso, no dia 23 de novembro, o reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, garantiu para Macaé as graduações em Engenharia (segundo semestre de 2008) e Medicina (para 2009).
De acordo com o prefeito, transformar Macaé em um pólo de Ensino Superior é meta da administração. “Queremos expandir a oferta de cursos públicos de universidades federais e estaduais, para qualificar o munícipe e estimular os processos de aprendizagem, pesquisa e extensão”, afirmou o prefeito, que se reuniu com o reitor acompanhado do presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Joelson Tavares.
O reitor da Uenf, Almy Cordeiro de Carvalho, informou que o projeto da universidade para o Lenep é transformá-lo em um Centro de Ciências, Energia e Petróleo. “Essa é uma reivindicação do prefeito, temos o apoio do governo estadual e a idéia é utilizar a estrutura que a prefeitura está ajudando a construir”, ressaltou.
Segundo o reitor, com a mudança do conceito de laboratório para Centro de Ciências, o local poderá ter diversos cursos adicionais. “O projeto está pronto, o governador tem interesse e já estamos incluindo no orçamento”, detalhou. O presidente da Funemac, Joelson Tavares, disse que um dos interesses da prefeitura é levar todas as graduações em Engenharia que a Uenf possui para Macaé.
- Estamos trabalhando para implantar em Macaé cursos da Uenf de engenharia civil, de materiais, produção, que possuem perfil diferenciado do curso de engenharia que a UFRJ vai implantar – explicou Tavares. Para ele, a possibilidade de ampliação da Uenf pode agregar ainda mais valor porque, além dos cursos de graduação, pode ser implantado no campus um Centro de Pesquisa.
De acordo com o presidente da Funemac, novas tecnologias vindas de pesquisas do meio acadêmico podem fomentar o ciclo econômico da cidade. “Novas tecnologias geram novos saberes que atraem novas empresas. O que estamos pleiteando não é só mais cursos de graduação, mas a pesquisa também”, analisou.
Hoje, o Lenep oferece o curso de Graduação em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, e a pós-graduação scricto sensu em Engenharia de Reservatório e de Exploração. O Engenheiro de Exploração e Produção de Petróleo é um profissional híbrido com conhecimentos de engenharia de petróleo, geologia e geoquímica, geofísica e petrofísica, dispondo de uma formação flexível, que permite lidar com áreas específicas do conhecimento e atuar em outras áreas correlatas.
A pró-reitora de graduação da Uenf, Lílian Bahia Oliveira, disse que vê em Macaé um potencial para a ampliação da atuação da Uenf, com fomento das atividades do Lenep. “Macaé é uma cidade importante e pode abrigar um centro de engenharia e exploração de petróleo”, disse.
Riverton Mussi participou em Campos da inauguração da Centrífuga Geotécnica da Uenf e da entrega do Centro de Convenções da universidade, que contou com a presença do governador Sérgio Cabral.