NITERÓI - O prefeito Riverton Mussi participou junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Sérgio Cabral, da assinatura dos contratos da Transpetro com o Estaleiro Mauá para a construção de quatro navios e da assinatura da Log-In Logística Intermodal com o Estaleiro Ilha S/A para a construção de cinco navios do tipo porta-contêineres. Da Transpetro, os quatro navios vão somar aos nove contratados com o Consórcio Rio Naval, fomentando o setor no Estado do Rio. A solenidade com o presidente foi realizada nesta sexta-feira (30), no Estaleiro Mauá, em Niterói
- O lançamento da construção de navios dentro da indústria naval e o investimento no setor são importantes para toda a cadeia petrolífera. Para os municípios da Bacia de Campos, é importante a entrada em operação de navios deste tipo, porque estão relacionados à indústria de óleo e gás. Com investimentos deste porte, é certo que a produção de petróleo na região, além de ser concreta, tem futuro promissor. Nossa preocupação era um possível declínio na produção, mas com as novas descobertas, a exploração de novas reservas e investimentos no setor de energia, vemos novas expectativas para a bacia – destacou o prefeito.
A relação da produção de petróleo com o aquecimento do setor naval foi citada pelo presidente Lula no seu discurso, quando ele se referiu à descoberta da gigante camada de petróleo pré-sal divulgada pela Petrobras e que atinge a Bacia de Campos. A descoberta provocou a retirada de 41 blocos de exploração da nona Rodada de Licitações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no início da semana. “Com o pré-sal, vamos contratar mais navios do que hoje”, disse o presidente, que lembrou ainda da entrada em operação da P-54, que vai produzir petróleo no Campo de Roncador e da P-52, com capacidade de produção de 180 mil barris de petróleo.
Para o governador Sérgio Cabral, o país entra em “uma nova era” de crescimento econômico. “Em parceria com o governo federal, inauguramos uma oferta de mão-de-obra no Rio de Janeiro, que será beneficiado com este processo de investimento”, frisou. O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, afirmou que a indústria naval no país se tornou mais competitiva com a alta da atividade nos últimos anos.
A construção de novas plataformas de petróleo foi destacada pelo presidente do Sindicato da Indústria Naval, Ariolaldo Rocha. “A indústria naval emprega hoje 36 mil pessoas, com esses contratos serão mais dois mil empregos”, enfatizou. Os navios fabricados pelo Mauá serão utilizados para transporte de produtos claros derivados de petróleo – diesel, gasolina, querosene de aviação, nafta e óleo lubrificante – com capacidade de 47,5 mil toneladas de porte bruto, equivalente a um mínimo de 54 mil metros cúbicos cada. As embarcações, encomendadas no Rio ao preço global de US$ 277.079.543, serão entregues à Transpetro até 2011.
A assinatura desta sexta faz parte do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef), que prevê a construção de 42 navios. A segunda fase prevê a construção de 16 navios. O objetivo do programa é a nacionalização de 65% das embarcações. O setor estima que para cada navio sejam necessários dois mil itens diferentes, o que cria um cinturão para a atividade.
Sérgio Cabral anuncia investimentos para Macaé
Durante seu discurso, na assinatura do contrato da Transpetro com o Estaleiro Mauá, o governador Sérgio Cabral citou a presença do prefeito Riverton Mussi no evento e anunciou investimentos para Macaé. De acordo com Riverton, serão obras de saneamento, educação e urbanização. “Será mais uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal”, pontuou.
Desde o início do mandato de Sérgio Cabral, o prefeito Riverton Mussi travou conversa com governador para a realização de projetos em parceria, como a construção da Delegacia Legal, a duplicação da RJ-106, a cessão do antigo fórum para a construção do pronto-socorro infantil, a cessão do Nova Esperança para a realização de obras de urbanização, o novo posto do Detran, entre outras. Algumas parcerias estão em andamento e outras com expectativa de início no próximo ano.