CAMPOS - O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, solicitou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira (16), a emancipação da Unidade de Ensino Descentralizada (Uned) do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), unidade Macaé. Hoje, a Uned Macaé é uma extensão do Cefet de Campos. Outro pedido do prefeito foi a ampliação dos cursos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no município. A UFRJ tem em Macaé a graduação em Biologia e está em andamento o processo do vestibular para o funcionamento em 2008 dos cursos de Farmácia e Química na Cidade Universitária.
O presidente Lula se mostrou receptivo aos pedidos do prefeito. O encontro de Riverton Mussi com Lula foi realizado em Campos dos Goytacazes, durante a inauguração da Uned Guarus, que contou com R$ 2,8 milhões do governo federal para obras de infra-estrutura. O prefeito de Macaé também se reuniu no mesmo local com o governador Sérgio Cabral Filho, com quem conversou sobre as parcerias em andamento entre estado e município, como a cessão do Nova Esperança para o governo municipal fazer as obras de infra-estrutura necessárias, a construção da Delegacia Legal e a cessão do prédio do antigo fórum para o município para a construção do Pronto-Socorro Pediátrico.
Com o presidente Lula, Riverton pontuou as razões da necessidade da Uned Macaé ter autonomia administrativa, orçamentária, financeira e acadêmica. “Vamos permanecer na luta até conquistar a autonomia da Uned, que é uma vontade dos alunos e da direção da unidade”, destacou o prefeito, afirmando que é importante a união de toda a comunidade e os movimentos estudantis para a emancipação da instituição.
De acordo com Riverton, a autonomia é necessária para garantir a independência financeira, inclusive de gestão, da Uned. A emancipação poderá proporcionar, segundo o prefeito, uma busca por investimentos expressivos dentro da Uned. “Com a autonomia da unidade, será mais fácil lutar por cursos diversos”, defendeu o prefeito.
Riverton Mussi reforçou a solicitação com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, com quem salientou que a emancipação da Uned Macaé em relação a Campos é um anseio de toda a classe estudantil. “Teremos um encontro técnico com integrantes das áreas de ensino Superior e Técnico do governo federal para darmos andamento na luta da autonomia à unidade macaense”, disse.
O secretário Especial de Comunicação, Romulo Campos - que acompanhou o prefeito em Campos junto com o subsecretário de Governo, Antônio Sardinha - ressaltou que o pedido feito ao presidente reflete solicitação de todo o segmento educacional da cidade, que há anos espera a autonomia da Uned. “O prefeito já fez algumas reuniões junto ao MEC para que esta questão fosse resolvida e o envolvimento do presidente será fundamental para equacionar a autonomia. A Uned Macaé tem um significado fundamental para a cidade, cresceu e é referência”, afirmou.
O momento político favorável consolidado na união entre o prefeito de Macaé, o governador do Estado e o presidente foi apontado por Riverton Mussi como facilitador para ganhos para a população. “Esse é um momento único para a cidade”, analisou.
UFRJ: Prefeito busca graduação em Medicina e outros cursos
A graduação em Medicina, já sinalizada positivamente pela direção da UFRJ, é um dos cursos que o prefeito Riverton Mussi busca para Macaé. A idéia é transformar o município em um pólo de Ensino Superior que crie oportunidade de desenvolvimento social para os munícipes. Macaé é a primeira cidade que vai possuir, com a instalação dos cursos de Farmácia, Química e Biologia, na Cidade Universitária, um campus avançado da UFRJ fora da capital.
- Construímos o primeiro prédio com 30 salas de aula na Cidade Universitária e vamos construir na segunda etapa mais dois blocos, que estarão disponíveis para as universidades federais, como a UFRJ – garantiu o prefeito. Em maio passado, o prefeito Riverton Mussi mostrou as instalações dos hospitais Público Municipal Fernando Pereira da Silva, São João Batista, o Programa de Saúde da Família (PSF) da Praia Campista, a Cidade Universitária, o pronto-socorro pediátrico de Imbetiba e o Centro de Especialidades Médicas Doutor Moacir Santos para a diretoria do curso de medicina da UFRJ.
As inscrições para o vestibular da UFRJ – graduações em Ciências Biológicas, Química e Farmácia - podem ser feitas até o dia 31 de agosto, no Núcleo de Pesquisas em Ecologia e Desenvolvimento Sócio Ambiental de Macaé (Nupem), na Avenida São José do Barreto s/n, atrás do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. Ao todo são 150 vagas disponíveis, 50 para cada graduação. No site www.vestibular.ufrj.br, também pode ser feita a inscrição. As provas serão realizadas nos dias 11 e 25 de novembro deste ano.