logo

Riverton vistoria obra do Complexo Universitário

18/08/2005 15:56:04 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi vistoriou nesta quinta-feira (18) as obras de construção do Complexo Universitário, que terá a primeira universidade de âmbito municipal do Estado do Rio de Janeiro, a Universidade Municipal de Macaé (UMM). Na primeira fase de obras, estão em construção dois módulos – um de quatro andares para abrigar o Centro Administrativo e outro de três andares, para abrigar 30 salas de aula. Além disso, está em andamento a construção de um dos estacionamentos, com vaga para 200 veículos. No total, o Complexo vai abrigar 600 vagas para carros.

Acompanhado dos secretários de Obras, Tadeu Campos; de Comunicação Social, Romulo Campos e do presidente da Fundação de Esporte de Macaé, Alex Moraes, o prefeito visitou todas as instalações em andamento da obra. A empresa responsável pela primeira etapa das obras terminou as fundações e a terraplanagem e está agora na fase de execução da superestrutura dos dois blocos. Também estão em andamento as instalações sanitárias, elétricas e hidráulicas e começou a alvenaria dos prédios.

O Complexo Universitário é construído em uma área total de 95 mil metros quadrados junto à Linha Verde. A unidade terá sete blocos – seis somente para salas de aula, com 30 salas cada. A sala de aula pode abrigar 40 estudantes – com isso, sete mil alunos poderão estudar por turno. A área a ser construída é de 20 mil metros quadrados. O complexo terá pátio interno, auditório, capela ecumênica, anfiteatro para quatro mil pessoas, piscinas olímpicas para saltos ornamentais e natação.

EMPREGO - A primeira etapa do estacionamento ocupa cinco mil metros quadrados. A obra está gerando 130 empregos diretos, além de 30 indiretos. “Todos os prédios e instalações serão adaptadas para portadores de necessidades especiais, para garantirmos o mesmo direito para todos”, destacou Riverton. O prefeito afirmou que a previsão de término da primeira fase de obras é em dezembro.

Outros atrativos como ginásio poliesportivo para duas mil pessoas, quatro quadras de esportes, campo de futebol, pista de atletismo, centro de artes, praça de alimentação, vila de docentes com 17 apartamentos e biblioteca central farão parte do Complexo. “Estamos fazendo um expressivo investimento para qualificar os jovens. Buscamos parcerias com outras instituições para capacitar o estudante para que ele entre no mercado de trabalho e garanta o desenvolvimento de Macaé”, destacou o prefeito.

O Centro de Artes terá três pavimentos, que irão abrigar uma escola de música, uma escola de dança e teatro e um atelier para artes plásticas. A pista de atletismo terá um prédio de apoio para equipamentos, sala de musculação e administração.

“Jovens farão curso universitário em Macaé”, afirma o prefeito

Considerada uma dos maiores obras da administração do prefeito no primeiro ano de mandato, o Complexo Universitário, segundo Riverton, vai possibilitar que os jovens de Macaé façam curso superior no próprio município, diminuindo o número de estudantes que procuram outras cidades para fazer universidade.

- O Complexo Universitário é uma obra para atender um grande número de estudantes que hoje buscam outros municípios. Além disso, a universidade municipal vai criar oportunidade para quem não teve chance ainda de fazer um curso superior – observou Riverton.

Segundo o prefeito, será instalada no Complexo uma pequena Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), enquanto a ETE da Virgem Santa não fica pronta. “Macaé terá um dos maiores pólos universitários do Estado do Rio”, frisou, acrescentando que está em negociação com diversas universidades e faculdades para a realização de parcerias para o Complexo Universitário.

Riverton afirmou que o investimento na educação promove dinamismo econômico e trabalha para garantir o desenvolvimento de Macaé. “Temos a perspectiva de promover com a universidade uma ação contínua de crescimento da cidade”, comentou.