Foto: Maurício Porão
Macaé é reconhecida nacionalmente pelo sucesso dos projetos desenvolvidos na área
Estudantes e professores terão uma experiência a mais com o universo científico nesta quarta-feira (30). O grupo, integrante do projeto de Iniciação à Robótica, foi convidado para conhecer o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), localizado no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A robótica em Macaé é reconhecida nacionalmente pelo sucesso em torneios e na Olimpíada Brasileira de Robótica, em que a cidade ocupou a décima melhor ocupação no país.
Na trajetória do município, a equipe Serratec, da Escola Municipal Natálio Salvador Antunes (Córrego do Ouro) obteve a sexta posição na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o projeto, que obteve êxito na cidade, é mais uma oportunidade para contribuir no processo de ensino e estimular o conhecimento integrado nas mais diversas áreas.
Durante a visita ao Coope, alunos e professores participantes das aulas realizadas nas onze estações de trabalho e da capacitação #Inovareaprender conhecerão projetos e a exposição específica do instituto, que se tornou referência nacional e internacional na área de engenharia, sendo reconhecido como maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina.
Além disso, esta será a primeira oportunidade fora do ambiente escolar dos quatro estudantes macaenses premiados com a bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPQ). Eles fazem parte da lista de 70 alunos, que foram selecionados na Mostra Nacional de Robótica (MNR), programação científica de âmbito nacional, promovida entre outubro e novembro junto com a 9ª Olimpíada Brasileira Robótica, em Uberlândia-MG.
Entre os estudantes estão Sérgio Carlos Santos da Silva e Lucas Monteiro Villela, alunos do Colégio Aplicação (CAp) vinculado à Fundação Educacional de Macaé (Funemac), além de Claudiane Abreu de Mendonça e Thiago Rangel da Silva, da unidade municipal Natálio Salvador Antunes-equipe Serratec (Córrego do Ouro). Coordenados pela tutora, também premiada, Luemy Ávila, os alunos-bolsitas do CNPQ já estão se preparando para apresentar os projetos na Mostra Nacional de Robótica, que vai acontecer em novembro, em Pernambuco. Diante de cada projeto será elaborado um artigo no formato científico.
Robótica - A Robótica conta com cerca de 60 alunos, que se envolvem na montagem e programação de robôs, ao associar conceitos básicos de Mecânica e Eletrônica. Eles utilizam kits didáticos com o auxílio de professores e monitores. Este ano, além dos alunos da UFRJ- Macaé, a robótica ganha um reforço com estudantes dos cursos de Engenharia, Ciências da Computação, Licenciatura em Matemática e Tecnologia da Informação da UFF e FeMASS.
A Iniciação à Robótica é uma parceria com a Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé), Universidade Federal Fluminense (UFF-Macaé), Odebrecht Óleo e Gás por meio do “Escola em Ação” e Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos(FeMASS) junto ao programa #Inovareaprender da secretaria de Educação.