Roda de conversa aborda adoção e "entrega legal"

10/11/2022 18:22:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo- Divulgação Neps

Temática abordou a adoção e direitos da mulher e da criança

Com o objetivo de levar formação, atualização, acolhimento e escuta para todos os servidores da Saúde, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), do Hospital Público de Macaé (HPM) prossegue com formações específicas. Recentemente, a iniciativa que faz parte do Centro de Estudos do HPM realizou a roda de conversa “Entrega Legal “. A temática que abordou a adoção e direitos da mulher e da criança foi voltada a profissionais da área e convidados.

Foram tratados assuntos como os conhecimentos legais e pertinentes sobre a Lei 13.509/2017, chamada da Lei da Adoção, que trouxe alterações ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e incluiu a chamada “entrega voluntária”, que consiste na possibilidade de uma gestante ou mãe entregar o filho ou recém nascido para adoção em um procedimento assistido pela Justiça da Infância e da Juventude.

A programação foi organizada pelo "Germinando Amor", grupo de apoio à adoção e projeto de extensão em parceria com o Neps. O projeto é coordenado pelas professoras de Patologia, Milena Carneiro e Helene Nara e conta com a participação de alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina (campus Macaé - da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ) e Psicologia (campus Macaé da Universidade Federal Fluminense - UFF).

Na ocasião, a aluna bolsista da Profaex, Ana Fátima Brandão mediou a roda de conversa. Na oportunidade, o promotor de justiça da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Macaé, Lucas Fernandes Bernardes, destacou questões que envolvem a previsão legal e tirou dúvidas dos presentes. De acordo com a coordenadora do Neps, Eliane de Araújo, a programação foi muito significativa. “Com certeza a roda de conversa teve gostinho de quero mais, pois muitos assuntos e dúvidas foram destacados. Agradecemos a parceria”, ressaltou ao lado do coordenador pedagógico, Alex Bogado.

A programação também contou com as presenças do assistente social do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Caio César Wollmann; da coordenadora da residência de ginecologia e obstetrícia da Secretaria de Saúde de Macaé, Cristina Pereira Mendes; Danielle Brandão dos Santos, enfermeira do HUGG/EBSERH e do HUPE/UERJ e Larissa Benvindo Nascimento, psicóloga do TJRJ.

Vale lembrar que já foram realizadas Outubro Rosa, Setembro Amarelo e a próxima prevista será Novembro Azul. O Neps faz parte do Centro de Estudos do HPM e tem como objetivo primar pela prevenção e promoção da saúde através de diversas frentes de trabalho. São elas: oferecer formação permanente para todos os profissionais da saúde para atender a Vigilância Sanitária e outros órgãos de fiscalização. Inicialmente, as formações são voltadas para técnicos como de enfermagem, enfermeiros e médicos que atuam nas unidades básicas de saúde e Estratégia Saúde da Família (ESF) do município. Os cursos são oferecidos gratuitamente nas formas presencial, online ou híbrida.