Começa neste sábado a temporada 2008 do Roda Viva da Cultura, um projeto da Prefeitura de Macaé, por meio da Fundação Macaé de Cultura, às 20h, na praça principal do Parque Aeroporto, com uma das bandas de maior sucesso de público na cidade: a Batukada Brasil. O grupo, formado por 16 músicos, a maioria deles de Macaé, tem repertório variado e interessantes arranjos com mistura de ritmos.
Ano passado, o Roda Viva da Cultura esteve no desativado Terminal da Barra de Macaé, no Ciep da Aroeira, na praça da Igreja de Santo Antônio, no Visconde de Araújo, e na Tenda da Petrobras, na Imbetiba. Em 2008, continuará a percorrer vários pontos da cidade, além de incluir a região serrana no roteiro, com o objetivo de levar a cultura e o entretenimento para além do Centro Macaé de Cultura, atingindo diversos públicos com atividade variadas e gratuitas.
Este ano, o projeto vai privilegiar os artistas do município, a fim de incentivar a produção cultural local. A banda Instrumental 2º Set, formada por músicos do Conservatório Macaé de Música, durante a primeira fase do projeto, levou Jazz e MPB instrumental às ruas e agradou até quem não conhecia o estilo. A programação não será fixa, o que dará maior oportunidade a diferentes vertentes.
O Roda Viva da Cultura começa com um som mais popular, porém de qualidade. A Batukada Brasil é composta por um mestre de bateria de escola de samba e por músicos com formação em escolas e sociedades musicais da região e do Rio de Janeiro. O vocalista, Anderson Lanoi, já acompanhou Bebeto, Neguinho da Beija Flor e Agepê. Ele, além de cantar, toca violão, guitarra, contrabaixo e teclado. De uma família de músicos, atua desde os 13 anos de idade e, atualmente, orienta a escolha do repertório do grupo.
A banda tem um cuidado especial com a harmonia e mistura MPB, pop, samba, raggae, forró e até ritmos folclóricos em seus arranjos. “Muita gente nos compara com o Monobloco. Mas considero nossa proposta diferente, que é a mistura de ritmos. Conjugamos harmonia e percussão”, explica Anderson.
Com pouco mais de um ano de formação, a Batukada já se apresentou no Parque de Exposições, no Centro de Convenções, em casas noturnas da região e lotou, com seu bloco, a Praia dos Cavaleiros no carnaval. Mil abadas foram vendidos com antecedência.
- O Roda Viva é uma ótima oportunidade para os artistas macaenses mostrarem seu trabalho. Algumas bandas de Macaé fazem sucesso fora, mas ainda tinham poucas oportunidades aqui - ressalta o produtor cultural do grupo, Fabrício Carvalho. A Batukada é formada, ainda, por Junior (vocalista), China (cavaco), Junior Assad (baixo), Diógenes (mestre de bateria), Dingo (surdo), André (surdo), Willian (tamborim), John (tamborim), Luisa (tamborim), Vitinho (caixa), Alessandra (caixa), Vander (caixa), Victor (caixa), Pablo (caixa) e Letícia (Ganzá).