logo

Roda Viva da Cultura levará Sem Limite à Barra

24/04/2008 14:35:29 - Jornalista: Andréa Lisbôa

No domingo (27), o Roda Viva da Cultura estará na Praça dos Navegantes, na Barra de Macaé, a partir das 18h, apresentando o Sem Limite. O bom samba do grupo, criado há 10 anos, já é consagrado em Macaé e atua em importantes espaços do estilo no Rio de Janeiro, como o bairro da Lapa.

Percorrendo bairros e região serrana de Macaé. Passando por praças, escolas, terminais rodoviários e espaços alternativos, o Roda Viva da Cultura um projeto da Prefeitura Municipal de Macaé, por meio da Fundação Macaé de Cultura, volta à Barra. Ano passado, esteve no terminal rodoviário desativado e este ano, na Praça dos Navegantes, com o objetivo de levar entretenimento e cultura à população deste bairro e de circunvizinhos.

O grupo que chegou a reunir mais de 10 mil pessoas em um show no Parque de Exposições promete uma grande festa. “O público da Barra gosta de samba. Tenho certeza que o show será deles. Vamos apenas conduzir”, diz Denílson Galvão, conhecido como Pará (vocal e cavaco).

Dos cinco integrantes do grupo, quatro são macaenses. Denílson, que é de Belém do Pará, estuda cavaco no Curso de Música da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes. Ele, Ricardo Mariano, conhecido como Júnior (vocalista), Pablo Quintanilha (banjo), Charles Costha (tan-tan) e Eduardo Netinho (Surdo) tocam juntos há três anos.

Fundado no bairro da Aroeira, em 27 de Setembro de 1998, o Sem Limite, ainda em 2000, teve sua canção “Amor de Verão”, de Charles Costha, incluída no CD “Macaé in Concert”. Para Charles, o grupo vive atualmente seu melhor momento, se apresentando em várias casas de samba, inclusive na Lapa. Nesse boêmio bairro carioca, eles fazem shows todos os sábados, no tradicional Botequim Beco do Rato, local freqüentado por vários bambas da música brasileira.

O repertório do grupo, influenciado por Cartola, Fundo de Quintal, Exalta Samba, Leci Brandão e Beth Carvalho, inclui composições próprias. “Usamos o instrumental básico do samba. Vamos apresentar do samba de raiz até um estilo mais atual. Iremos mostrar Arlindo Cruz, Almir Guineto e Exalta Samba”, diz Denílson que completa “O projeto Roda Viva é muito importante para Macaé. Principalmente, por dar espaço aos artistas locais”.