Depois do grande sucesso na praça principal do Parque Aeroporto, no último dia 8, com a banda Batukada Brasil, o Roda Viva da Cultura estará, nesta quarta-feira (19), a partir das 17h, na praça Veríssimo de Mello, no Centro da cidade. Apresentação e oficina de dança de rua da Escola Âmbar, com Duelo de B.boys, e oficina de desenho, com o artista grafiteiro Muk, estão na programação. Todas as atividades são gratuitas.
O Roda Viva da Cultura é um projeto da Prefeitura de Macaé, por meio da Fundação Macaé de Cultura, criado com o objetivo de levar cultura e entretenimento a praças públicas, terminais rodoviários, escolas, praias, Região Serrana e espaços alternativos, a fim de descentralizar e utilizar a cultura como meio de inclusão social.
Este ano o Roda Viva da Cultura prestigia os artistas locais, tornando-se uma motivação para os produtores culturais. A presidente da Fundação Macaé de Cultura, Conceição de Maria Rosa, que ressaltou a importância da cultura como geradora de trabalho e renda, disse que as comunidades por onde passa o projeto são consultadas para que sejam conhecidas suas necessidades. “Fizemos uma pesquisa no bairro Parque Aeroporto e, a partir dela, avaliamos que show aos sábados, à noite, são de interesse da comunidade, disse a presidente.
Conceição informou ainda que o projeto vai ao Sana, na Região Serrana, em abril, com programação infantil e apresentará nesta quarta, no centro da cidade, atrações voltadas para adolescentes e jovens, também para atender às demandas reconhecidas pelas pesquisas. “O Roda Viva da Cultura é para todos os públicos e vertentes culturais”, enfatizou.
Tanto o grupo de dança de rua do professor Gabiru, da Escola de Dança Âmbar e sua oficina, quanto a oficina de grafitti com Marlon Gitiranna, o Muk, são ótimas opções para os jovens conhecerem melhor essas artes urbanas. Muk conquistou, ano passado, o segundo lugar na 1ª Batalha de Grafitti do Brasil, na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro. A convite da Central Única das Favelas (Cufa), participou, junto a uma turma de design gráfico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC-RJ, da 6ª Mostra da Universidade. Muk atuou também nas duas edições do Santa Teresa de Portas Abertas. Em Macaé, ele organizou o "Muro Páginas", painel que marcou o grafitti do município. Ele esteve presente em eventos como o internacional da Montana, tinta spray alemã, e o encontro de Grafitti na Comunidade Chapéu Mangueira, no Rio.
Além disso, Muk participou de obras da dimensão de um quarteirão, como o “Mural Cultural do Tietê”, com a extensão de 800 m, em São Paulo. Alguns de seus trabalhos foram publicados na Revista Rap Brasil. Ano passado, Muk apresentou na Galeria de Arte Hindemburgo Olive, do Centro Macaé de Cultura, a exposição “Ansiedade”. A mostra consistiu em telas inéditas em técnica mista. Muitos recursos foram utilizados na criação das obras, do pincel ao jato de tinta até o fogo.
Os produtores do projeto esperam um bom público. No último Roda Viva da Cultura, a banda Batukada Brasil lotou a praça principal do Parque Aeroporto com pessoas de todas as idades. A banda, que tem um cuidado especial com a harmonia e mistura MPB, pop, samba, raggae, forró e até ritmos folclóricos em seus arranjos, agradou às famílias que foram conferir, aos jovens e também a pessoas da terceira idade, que compareceram ao evento. A iniciativa foi elogiada pelo público em geral.