Neste domingo (25), o Roda Viva da Cultura estará na tenda da Petrobras, no bairro Imbetiba. O evento gratuito foi sucesso de público, no último domingo, na praça principal do Visconde de Araújo. Gincanas com prêmios e pipoca atraíram especialmente as crianças. Esta semana, além das brincadeiras, boa música e show de palhaço, o projeto conta com a participação da tradicional banda marcial macaense Lyra dos Conspiradores.
A abertura, às 14h, será com a Lira dos Conspiradores, que completou este ano 125 anos, e que, a convite da Fundação Macaé de Cultura, órgão vinculado à secretaria Especial de Cultura, Esporte e Turismo, passará a integrará o projeto. Essa sociedade musical beneficente, por meio da preservação de sua memória, pela inserção social e profissional através do ensino da música e pela contribuição com instrumentistas que despontam no atual cenário musical, é um dos marcos da cultura macaense. A Lira oferece cursos de música em sua sede e em instituições filantrópicas em diversas comunidades.
Após a apresentação, acontecerá o show do grupo 2º Set Instrumental, formado por professores de música, inclusive do Conservatório Macaé de Música, da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes. Os professores também demonstrarão seus instrumentos e apresentarão diversos ritmos de forma didática e lúdica, com o objetivo de incentivar o estudo da música.
A “Roda dos Brincantes Festeiros”, com Juliana Manhães, começará às 15h. Além das atividades com música, Juliana coordenará uma gincana com brincadeiras tradicionais como: “morto e vivo”, “dança das cadeiras”, “o que seu mestre mandar”, entre outras. As crianças participantes concorrem a prêmios. Às 16h, começa o show de humor e mágica do palhaço Afonso Xodó, de Léo Carnevale, que cativa desde crianças a pessoas da terceira idade e conta com a participação popular.
A artesã Fabiana Ferreira dos Santos, 32 anos, foi com a filha de 4 anos participar do Roda Viva da Cultura. “É muito bom como opção de lazer, especialmente para as crianças. Faz com que a gente não precise sair do município para assistir uma atividade cultural, como música de qualidade”, elogiou a moradora do Visconde de Araújo. “Começamos timidamente levando cultura às comunidades. E a cada evento, percebemos maior adesão. Como verificado no terceiro Roda Viva no Visconde”, disse a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Conceição de Maria. “Ano que vem melhoraremos o projeto com base nas sugestões que recebemos da comunidade”, completou.
O Roda Viva da Cultura, estará no próximo domingo (2), no posto 1 da praia dos Cavaleiros e no dia 09 de dezembro, e na praça principal do bairro Parque Aeroporto.