Um dos momentos mais espetaculares na despedida da Expo 2006, neste domingo, foi o rodeio. A festa, comandada pela empresa Robson Rodeios, de Maringá (PR), emocionou os 3.500 espectadores que lotaram arquibancadas em torno da arena. Depois de preparar o público para o início do espetáculo, os portões foram abertos para o desfile de bandeiras e a entoação do Hino Nacional.
Na seqüência, foi solicitado ao público para ligar os celulares, o que transformou o ambiente em cenário de oração. As músicas, “Oratório”, de Milton Nascimento, e “Nossa Senhora de Aparecida”, cantada por Robson Ávila, reforçaram a prece de proteção aos peões. O show pirotécnico de cinco minutos e a cascata de fogos foram deixas que marcaram o fim da abertura e o início das competições.
O prefeito Riverton Mussi participou da abertura juntamente com os secretários André Braga (Governo), Alexandre Gurgel (Indústria e Comércio) e Rômulo Campos (Comunicação Social), o presidente da Agrape, Chico Machado, e o assessor de Marketing, Décio Braga. O prefeito foi um dos convidados para fazer a entrega da premiação à competidora Taciana, eleita a rainha do rodeio de Macaé. A Robson Rodeios realizou quatro provas, apresentando 15 competidores de touros e 10 de cavalos. Os participantes são vinculados à Confederação Brasileira de Rodeio Universitário.