logo

Rodoviária é alvo de combate à dengue nesta sexta

18/04/2013 17:25:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Maurício Porão

Bairros Novo Horizonte e Centro recebem mutirão de combate à dengue

Agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da secretaria de Saúde de Macaé promovem nesta sexta-feira (19) orientação sobre cuidados, prevenção e sintomas da dengue, para os usuários e funcionários da rodoviária. A meta é alertar as pessoas para que verifiquem suas casas, antes de viajar, eliminando todos os depósitos que possam acumular água e se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Esta semana a equipe do CCZ realizou mais um mutirão de combate à dengue - os bairros Novo Horizonte e Centro foram contemplados. De acordo com os agentes, um fato que chamou atenção de todos é que a maioria dos focos de larvas foi encontrada em terrenos baldios, onde a população costuma jogar lixo.

Numa avaliação preliminar de apuração dos dados do mutirão no bairro Novo Horizonte, foram vistoriados cerca de 200 terrenos. Destes, em nove foram encontradas larvas do mosquito Aedes aegypti, inclusive em três havia carcaças de automóveis onde as larvas foram coletadas.

Na próxima semana, a equipe voltará ao bairro para atender os imóveis pendentes. É importante que todos colaborem, ponham o lixo em sacolas bem amarradas e deixem o lixo no portão nos dias e horários da coleta.

Segundo dados da secretaria de Saúde, este ano entre os meses de janeiro e 16 de abril, foram registradas no município 2.519 casos notificados de dengue, sendo que deste total, 336 confirmados. Os bairros com maior número de casos notificados são Lagomar, Visconde de Araújo, Aroeira e Cajueiros.

Em relação ao município de residência, 2.439 são residentes em Macaé, 26 são residentes em Rio das Ostras, 11 em Campos dos Goytacazes e os demais estão distribuídos por outros 22 municípios de dentro e fora do Estado do Rio de Janeiro.

Ações - A secretaria de Saúde alerta a população sobre a importância de colaborar no combate à doença. Todos podem tomar medidas simples como evitar o acúmulo de água parada e também abrir a porta de sua residência para a visitação dos agentes de endemias. A população pode, ainda, denunciar a existência de possíveis focos do mosquito em terrenos baldios e imóveis fechados, através do telefone 0800 022 6461.

Esta semana foram instaladas mais 15 cadeiras de hidratação, totalizando assim 35. As novas cadeiras foram distribuídas para o Pronto Socorro Municipal e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Barra e Lagomar. Os profissionais reforçam o alerta de que a população deve procurar a unidade de saúde mais próxima assim que sentirem os primeiros sintomas.


Fotos Relacionadas