Prosseguem as obras de infraestrutura urbana que a prefeitura de Macaé vem realizando na localidade de Nova Holanda. As ações, que vem transformando a localidade e que vão trazer aos moradores melhoria na qualidade de vida, começaram em maio de 2009. As obras são realizadas pela Construsan, empresa vencedora da licitação, e fiscalizadas pela secretaria de Obras Públicas (Semop).
A prefeitura vai investir no bairro R$ 35.444.130,68. Até agora já foram empregados cerca de R$ 4 milhões. A localidade está recebendo da administração do prefeito Riverton Mussi a instalação da rede de drenagem de águas pluviais e de esgotamento sanitário e vai receber pavimentação de todas as ruas, totalizando cinco mil e 500 metros quadrados de área pavimentada. Ainda está sendo feita a revisão em toda a rede de água potável e o bairro vai receber outros benefícios.
De acordo com a Construsan, a Rua 8 já está pronta, com todas as redes instaladas e já pavimentadas, com meios-fios e calçadas. Esta semana, a Rua 7, que já conta com as redes de drenagem, está recebendo a pavimentação com paralelepípedos. Está em fase de fundações a bacia de acumulação para drenagem das águas pluviais em terreno junto ao Ciep Nova Holanda.
Outra bacia de acumulaçao será construída este ano, na Rua 1, ao lado do canal que corta o bairro. Essas bacias de drenagem sãoo fundamentais para o escoamento do bairro, que se localiza em área mais baixa ao nível do mar, segundo o engenheiro Marcos Vinicius, da Construsan. Esses dois tanques de acumulação ou bacias de drenagem para facilitar o escoamento pluvial da localidade terão, cada um, 10 metros de largura, 30 de comprimento e 5 de profundidade e terão capacidade para absorver 90 mil litros de água cada um, para que drenar a água das chuvas. Serão instaladas bombas de sucção para tornar, se for preciso, o escoamento mais rápido.
O engenheiro informa que, para este ano está programada a construção da ETE da Nova Holanda, que será erguida também na Rua 1, as margens do canal. O projeto desta ETE está pronto, faltando apenas para dar início as obras o licenciamento ambiental, já que para construir essa estação será necessário aterrar um trecho de mangue.
Sobre a ETE da Nova Holanda, o subsecretário de Obras Públicas, Neildo Madureira informa que o projeto da ETE da Nova Holanda sofreu alteração, para que essa estação possa recolher e tratar o esgoto não só da Nova Holanda, mas também das localidades de Nova Esperança, Fronteira e Barra de Macaé.
- A nova ETE a ser construída no município vai atender a uma população de cerca de 50 mil pessoas, colocou o subsecretário lembrando que as obras de infraestrutura no bairro Nova Holanda estão incluídas no Programa Água Limpa, de macrodrenagem e ampliação do saneamento básico de Macaé.
O projeto de infraestrutura urbana do Nova Holanda prevê a instalação de 3,6 mil metros de rede de água pluvial e 5,5 mil metros quadrados de área pavimentada. A prefeitura de Macaé investe recursos próprios nas obras do bairro, que é mais uma localidade da periferia a receber obras de infraestrutura urbana.