Pelo segundo ano consecutivo, Macaé participa do V Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança. A ação é uma parceria entre o Hospital Público Municipal e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica.
De acordo com o cirurgião pediátrico do HPM, Irnak Marcelo Barbosa, serão realizadas intervenções cirúrgicas simples como cirurgias cervicais, hérnia umbilical, hérnia inguinal, fimose, cistos, criptorquia e outras cirurgias de pequeno porte. A meta é realizar aproximadamente 20 cirurgias em crianças atendidas pela rede.
- Este trabalho não pretende resolver a fila de espera, mais sim colaborar para o andamento do atendimento dos pacientes que necessitam deste tipo de serviço, disse o cirurgião.
O mutirão contará com quatro cirurgiões pediátricos, anestesistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Outros profissionais também atuarão no mutirão com os serviços de educação em saúde. Serão realizadas ações de prevenção com diversos temas, abordados de forma lúdica através da utilização de esquetes teatrais, atividades artísticas com pinturas e desenhos.
O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso ressaltou que a meta é promover outras ações semelhantes em diversas especialidades visando a redução do tempo de espera dos pacientes que necessitam de intervenções cirúrgicas. “Ações como esta trazem uma nova perspectiva na atenção à saúde de Macaé”.
Ele lembrou ainda que com o funcionamento do centro cirúrgico do Hospital da Serra, a proposta é de que futuramente a unidade se transforme numa unidade referência para cirurgia eletiva. Na Serra, estão sendo realizadas cirurgias geral, obstétrica e urológica de média complexidade. O Centro Cirúrgico conta com duas salas e foram reservados oito leitos para os pacientes das cirurgias.