logo

Sábado é Dia do Doador Voluntário de Sangue

23/11/2006 17:09:35 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com a proximidade das festas de final de ano, férias, carnaval, cresce a necessidade de sangue nos hospitais e clínicas de Macaé e Região. A secretaria de Saúde, através do Serviço Municipal de Hemoterapia – SMHM, conta com 20.529 matrículas de doadores de sangue, sendo que nem todos estão aptos à doação e não é regular o ato de doar, que pode ser realizado com intervalo de 3 em 3 meses.

O secretário de Saúde, Fernando Diogo, lembra que em 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doaodor Voluntários de Sangue e agradece a todos os doadores voluntários que ajudam a salvar vidas. Ele ressalta que o SMHM atende as demandas de seis unidades de saúde como Pronto Socorro Municipal, Irmandade São João Batista de Macaé, Hospital UNIMED, Clínica São Lucas, Hospital Público Municipal (HPM) e Hospital Ana Moreira, em Conceição de Macabu.

A assistente social do SMHM, Renata Oliveira, diz que o grande desafio é atingir 100% de doadores espontâneos, pois desta forma a unidade dependerá cada vez menos dos familiares para reposição de sangue. “Outra meta do Ministério da Saúde é aumentar o número de jovens e mulheres doando sangue e o SMHM a cada ano aumenta este percentual, desmistificando a idéia de que só os homens podem doar sangue”, garante.

Segundo dados do SMHM, em 2005 o número de candidatos à doação foi 10% maior se comparado a 2004, sendo 85,30% doadores aptos e 14,70% inaptos; 70,80% doadores espontâneos e 29,20% doadores de reposição (aquele que vem encaminhado por um paciente que necessitou ou necessita receber sangue); 38,27% doadores de primeira vez, 14,35% esporádicos (período entre uma doação e outra maior que 13 meses) e 47,38% de repetição (período entre uma doação e outra menor que 13 meses); 23,20% doadores do sexo feminino e 76,80% do masculino; e 38,30% doadores menores de 29 anos e 61,70% maiores de 29anos.

Doação - Em média uma coleta de sangue dura 15 minutos e o volume varia de 400 a 480ml, de acordo com o peso do doador. Para doar é necessário estar alimentado, evitando produtos gordurosos, apresentar documento de identidade, ter entre 18 anos e 65 anos, não estar tomando medicamento, ter mais de 50Kg, não estar grávida e nem amamentando, não ter tido contato sexual com pessoas com comportamento de risco para AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis.

A Secretaria Municipal de Saúde conta com a parceria da Petrobras, no fornecimento de lanches aos doadores, depois da coleta de sangue e também do Grupo Demolei, Gincana Jovem de Macaé, Lions Clube de Macaé e Léo Clube.