Foto: Lívio Campos
A questão da qualidade da água foi um dos assuntos apresentados pelo Conselho Gestor e por moradores do distrito durante a reunião
A Prefeitura de Macaé, por meio da Empresa Municipal de Saneamento (Esane), vai iniciar um novo estudo para analisa a água que abastece o distrito do Sana. Neste levantamento, será feita análise da água profunda, na área do Peito do Pombo, que é considerada mineral. O estudo vai analisar a possibilidade de implantar o sistema de captação subterrânea, evitando qualquer tipo de contaminação ou exposição da água.
O assunto foi levantado na reunião desta semana do Conselho Gestor da APA do Sana (Sanapa), realizada esta semana. Se tudo der certo, o Sana será uma das raras comunidades que será abastecida com água mineral, caso a captação seja subterrânea. Além da qualidade de vida que será oferecida para os moradores – com uma água naturalmente pura -, a água mineral seria um excelente atrativo turístico para toda a região.
Enquanto o sistema não é criado e verificado o uso da água subterrânea, uma comissão fará visita aos locais de captação para melhorar o serviço de abastecimento das localidades do Sana. A questão da qualidade da água foi um dos assuntos apresentados pelo Conselho Gestor e por moradores do distrito durante a reunião, que teve a participação de secretário de Ambiente, Romulo Campos.
- A partir deste mês, faremos juntamente com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) exames de pureza e contaminação da água, bem como todos os riachos, rios e cachoeiras de toda a serra, incluindo os mananciais do Sana, explicou Romulo.
Para resolver problemas no tratamento de esgoto do distrito, a Esane está firmando convênio com INEA, pelo qual o município receberá 300 fossas e sumidouros assépticos individuais que serão instalados nas casas ainda não atendidas com esse serviço básico. As próximas reuniões do Sanapa estão marcadas para os dias dois e cinco de julho. Na pauta, questões da mobilidade urbana e agricultura familiar.