Sana mantém nova ordem nos feriadões

24/05/2005 16:03:57 - Jornalista: Marilene Carvalho

Regras adotadas pela prefeitura de Macaé para disciplinar o turismo no Sana estarão novamente em prática a partir desta quinta-feira, feriado de Corpus Christi. As medidas visam assegurar a tranqüilidade dos moradores e visitantes do sexto distrito, considerado o paraíso ecológico da região serrana. As ações são praticamente as que foram implementadas, com sucesso, durante o feriado da Semana Santa.

A idéia, segundo o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, é de que o processo de fiscalização cesse à medida que os resultados esperados forem alcançados.

A atuação da prefeitura será desenvolvida em conjunto com o Batalhão de Polícia Forestal, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros de Macaé, Associação de Moradores e Conselho Gestor da APA do Sana (Sanapa). As medidas preventivas começam com o controle de acesso, através do portal do Sana, onde é realizado o cadastramento dos veículos e solicitado aos visitantes o endereço de hospedagem, número de telefone, ou e-mail para contatos, além da prestação de informações turísticas e ambientais.

A melhoria da qualidade do turismo local abrange outras demandas da comunidade, como a proibição de estacionamento de veículos na praça principal do Arraial, a partir das 18 horas, e retirada dos ambulantes da mesma área, onde há maior concentração de bares, restaurantes e pousadas. Haverá ainda fiscalização nos campings, e de postura em bares e carros que utilizam som em altos decibéis. O limite de acesso às cachoeiras do Vale do Peito de Pombo continua sendo de 400 pessoas por dia. A presença de guarda-vidas nestes locais será mantida nos feriados prolongados e períodos de grande movimento.