logo

Sana: Prefeito visita área que terá DPO e academia popular

18/12/2009 13:30:07 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Academia popular e playground serão instalados na área visitada pelo prefeito

SANA - O prefeito Riverton Mussi cumpriu nesta quinta-feira (17) uma extensa agenda no distrito do Sana, onde conversou com moradores e líderes comunitários; percorreu a entrada do acesso às cachoeiras, a praça principal, a área do campo de futebol e do Colégio Municipal do Sana, o Espaço Cria Sana, o Glória e discutiu problemas e propostas de solução com a comunidade. Uma das áreas visitadas pelo prefeito foi o local onde será instalado o Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) do distrito, no Arraial do Sana, perto do campo de futebol e do colégio.

- A construção do DPO é um sonho da comunidade para trazer mais segurança aos moradores. Agora sabemos que o projeto será realizado – afirmou o presidente da Associação de Moradores, Josué José Bohrer, que esteve na área junto com o prefeito, além do secretário do Interior, Delorme Ramos; os presidentes da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esame), Marcos Túlio Abreu e da Empresa Municipal de Obras Públicas e Iluminação (Emopi), Antônio Sardinha.

De acordo com o prefeito, a área de 40 mil metros quadrados onde equipamentos comunitários como o Colégio Municipal do Sana, o campo de futebol, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) estão instalados, foi adquirida para fomentar a estrutura pública do distrito. “Os próximos projetos serão o DPO, a academia popular que terá uma cobertura ecológica e um playground de fibra”, detalhou Riverton, lembrando que o Colégio Municipal do Sana ficou em décimo lugar no ranking estadual na lista das 20 melhores escolas do estado do Rio, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação.

Em vistoria à área da ETE, o presidente da Empresa de Saneamento da prefeitura informou que serão promovidas reuniões com a comunidade para explicar a importância das ligações residenciais à ETE. “Vamos fazer um trabalho de conscientização junto aos moradores para as ligações serem feitas e a ETE funcionar em sua capacidade plena. Em algumas casas localizadas abaixo da altura da rede coletora, vamos realizar um estudo para o esgoto chegar à ETE pela elevatória”, definiu Marcos Túlio. A ETE do Sana tem capacidade de tratar 20 litros de esgoto por segundo.

Monitoramento da entrada das cachoeiras será antecipado

Junto com o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, o prefeito visitou a área desapropriada pela prefeitura onde no imóvel do terreno funcionará a base do monitoramento da entrada das cachoeiras, feito pela ONG Pequena Semente em parceria com a prefeitura. A área fica na trilha da subida da cachoeira do escorrega, após o estacionamento e a ponte de pedestre.

- Na segunda-feira vamos realizar a limpeza do imóvel para convidarmos a ONG Pequena Semente a antecipar sua base para o local – disse o secretário de Meio Ambiente, que será o responsável por coordenar a área, acrescentando que o Conselho Gestor da Apa do Sana (Sanapa) também vai ser convidado para ocupar o espaço.

O prefeito destacou a importância da participação da ONG no processo de conscientização dos visitantes para a preservação do ecossistema local e informou que um projeto de revitalização ambiental será elaborado para a área. “Vamos fazer a proteção da margem do rio, sempre mantendo a biodiversidade local”, disse.

Prefeito busca telefonia celular para o Sana

Uma das reivindicações da comunidade do Sana é a telefonia móvel para a localidade – nenhuma operadora de celular tem sinal no distrito. O prefeito busca resolver o problema da falta de telefonia e esse foi outro assunto tratado com a comunidade. “Estamos buscando resolver esta questão para dar comodidade aos moradores e também instalar a internet na região”, informou.

O secretário de Meio Ambiente está junto com o prefeito nesta busca e desde janeiro tenta com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a telefonia móvel para o Sana.

CRIA SANA – Outra área visitada pelo prefeito foi o Espaço Cria Sana, onde artesãos do Sana expõem e comercializam seus produtos em espaços organizados. O objetivo do espaço é promover a geração de trabalho e renda.

Já para a praça principal do distrito, o presidente da Emopi, Antônio Sardinha, informou que está sendo concluído o projeto de revitalização da área, inclusive com instalação de playground.