
Diversas atrações evidenciarão a cultura afro-brasileira.
Macaé terá uma programação especial e gratuita, no Polo de Cultura CriaSana, distrito do Sana, na serra macaense, desta quinta-feira (20) a domingo (23), organizada através da parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico, por meio do projeto Macaé Empreendedora, e de Cultura. A palestra ‘Criatividade Empreendedora, etapas da produção artesanal’, com Cocco Barçante, e o Painel Macaé Empreendedora são destaques da agenda, que conta com diversas apresentações e atividades de valorização da cultura afro-brasileira, em alusão ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.
Na quinta-feira (20), na ‘Bem-te-vi – Biblioteca Comunitária no CriaSana’ acontecerá o ‘Teatro de Luzes e Sombras + Oficina Criativa Dia da Consciência Negra’. Às16h, será a Oficina de Criação de Lanternas e, às 18h, o show que contará a história ‘Era uma vez a Menina da Lanterna’. Na sexta-feira (21), o Painel Macaé Empreendedora, que será mediado por Fabrícia Vieira (Mulheres do Brasil), terá a participação das empreendedoras: Carolina Bianchi da Matta (Padaria Artesanal) e Kezia Siqueira (Fio do Mato). Ele irá das 17h às 18h, quando se iniciará a palestra ‘Criatividade Empreendedoras, etapas de produção artesanal’, com Cocco Barçante. O artista plástico e designer de moda brasileiro é o fundador e curador do Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, em Petrópolis, que reúne obras de cerca de 300 artesãos do estado.
O percussionista e fabricante de instrumentos de percussão, Emerson Santana, reconhecido pelo domínio de ritmos como maracatu, frevo, cavalo marinho, samba de coco e ciranda, no sábado (22), apresentará o seu projeto com o grupo percussivo Baque Rebate das Montanhas. Já as artistas Brenda Flores e Julia Ferreira levarão ao CriaSana o espetáculo ‘Circo da Matita e a Poética Ambiental’, com a encantadora personagem, palhaça Matita da Mata. A proposta do projeto é convidar a criança interior de cada um na plateia a brincar, aprender, plantar sementes e a cuidar da natureza. Malabares, bambolês, bola de cristal e mágicas integram suas cenas. Também o professor de capoeira angola há mais de 20 anos e fundador do grupo Levante Capoeira Angola (@levantecapoeiraangola), Mestre Renato Trivela, exaltará a resistência da cultura negra durante o evento. Já no Domingo (23), vai ser aberto o 'Sanafrica – 1ª Edição', com diversas atrações sobre o tema, incluindo a exibição do documentário Eri-Okàn Grão Azul Dança e Ancestralidade.
Programação
Quinta-feira (20) - Dia da Consciência Negra
16h – Oficina de Criação de Lanternas
18h – Teatro de Luzes e Sombras, com a história ‘Era uma vez a Menina da Lanterna’
Sexta-feira (21) - Macaé Empreendedora
Oficina de Artesanato
Apresentação de Maracatu
Sábado (22) - Celebração Raízes Brasileiras
10h - Biblioteca Bem-te-vi
16h - Grupo Levante Capoeira
18h - Show Baque Rebate das Montanhas
20h - Circo da Matita
Domingo (23) - Sanafrica – 1ª Edição
10h - Contação de história musicada e oficina de dança com roda de jongo
14h - Oficina de percussão Matrizes Africanas
15h - Maculelê – Bailado Guerreiro – Afro-Brasileiro Ancestralidade e Miscigenação
16h30 - Espetáculo “Efatá – Abra-te, Cura-te”
18h - Documentário Eri-Okàn Grão Azul Dança e Ancestralidade