logo

Sana terá Carnaval muito animado, diz coordenadora local do Art Luz

29/01/2008 12:07:08 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O Carnaval no sexto distrito de Macaé (Sana) será muito animado. A informação é da coordenadora do Programa Art Luz nessa comunidade, Ana Paula Prado. “Estamos a todo vapor para realizar um Carnaval inesquecível aqui na serra, no qual moradores e turistas poderão brincar com suas famílias, num ambiente de intensa alegria e influência da natureza, abundante na região”, afirma.

Ela lembra que nos preparativos, houve muitos encontros dos organizadores do bloco Sambando. “A cada encontro a música já dava o clima festivo aos foliões”, comenta Ana Paula, lembrando que durante o mês de janeiro, os ensaios foram regados com feijoada, o que aumentou o público de participantes.

- O diferencial é que na construção das fantasias e dos adereços, oferecidos gratuitamente à comunidade, estão sendo utilizados materiais reutilizáveis e resíduos florestais – disse.

O enredo do Carnaval no Sana tem como tema “Lendas e mistérios do Sana – do imaginário ao imaginável”. O trecho “É noite de lua cheia, assim contavam as historias da vovó, que o lobisomem era tinhoso, era medonho, de dar dó”, faz parte da história. O objetivo é resgatar a cultura dos mitos, lendas e mistérios, vivenciados por todas as pessoas, especialmente quando crianças.

- Para isso, o Grêmio Recreativo Bloco de Enredo Sambando (GRBE), através do núcleo de percussão do Sana, não poupará esforços para que o Carnaval 2008 seja uma maravilhosa celebração da vida – conta a coordenadora. Ela acrescenta que reviver os tempos infantis, nos quais sacis habitavam o mundo imaginário, é parte integrante da cultura mítica da população.

Ela questiona: “quem nunca ouviu falar das histórias do folclore brasileiro?”. E responde dizendo que “quem não viu, deve ver para crer em fadas, duendes e gnomos encantando as cachoeiras do Sana, enquanto caipora, negossú e curupiras protegem com seus encantos, a bela Mata Atlântica das encostas da serra do Sana”.

A comissão de frente virá representando o “Boi Tatá”, com quatro pernas-de-pau cuspidoras de fogo e uma cobra de oito metros, simulando a proteção das florestas contra os caçadores e os ateadores de fogo. A primeira ala, intitulada “Protetores da Floresta”, será composta por crianças fantasiadas de curupiras, sacis, gnomos e fadas, compondo junto com a comissão de frente os principias mitos do folclore popular brasileiro.

A enigmática Mulher-de-Branco e o medonho Lobisomem virão representados nas fantasias da Porta-Bandeira e do Mestre-Sala. Ela, uma alma penada que não sabe que já morreu; e ele, um ser lendário com origem e tradições européias, ambos mitos universais.

As passistas serão as “Fadas” e “Ninfas”, brancas, azuis, amarelas e verdes, simbolizando paz, harmonia, equilíbrio e esperança da continuidade dos mitos e das lendas brasileiras. A rainha da bateria virá representando “A noite e a lua cheia”, momento em que lendas e mitos tomam conta do imaginário.

Os duendes serão lembrados pela bateria, espalhando pela avenida a magia e alegria do som. A alegoria será composta de um tripé, onde um disco-voador sairá do meio do bananal. Encerrando o desfile, a tradicional ala das baianas virá caracterizada como “Mãe do ouro”, mito brasileiro que mostra a busca da riqueza existente no interior das florestas, como o ouro e as pedras preciosas.

A Prefeitura de Macaé, por meio da Fundação Macaé de Cultura e o programa Art Luz, promove o evento, junto com o GRBE - SAMBANDO - Núcleo de Percussão do Sana, Casa de Cultura Emílio Gato, BPM Osmar Sardenberg.

Programação carnavalesca do Sana:

Sábado: cortejo de maracatu e tambores do Sambando, com concentração em frente ao Posto de Saúde, às 16h

Domingo: desfile do GRBE Sambando, com encontro marcado para às 16h, em frente à Galeria de Artes Livres (GAL)

Terça-Feira: desfile do GRBE Sambando, a partir de Concentração, na Casa de Cultura Emílio Gato, às 16h