A Prefeitura de Macaé já começou o processo para a instalação de internet no distrito do Sana. A subsecretaria de Ciência e Tecnologia, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, está contratando uma empresa para a montagem da infraestrutura de internet para atender as unidades da prefeitura que funcionam no Sana e abrir o sinal para a população. A previsão é que até o final deste ano o sistema comece a funcionar.
- Vai ser um ganho significativo para os órgãos da prefeitura que funcionam no distrito que poderão atender melhor ainda a população. Para os moradores também será muito importante porque eles terão acesso à internet sem precisar pagar assinatura mensal – explica o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Rafael Natalino.
O processo de instalação já vai ser iniciado, com a implantação de repetidoras para levar o sinal de wireless até o Sana, como já funciona em Córrego do Ouro, Glicério e Frade. Assim, a Escola Municipal do Sana, Posto de Saúde e da Guarda Municipal, Fundação de Esporte e Turismo (Fesporte) e o Posto avançado do Meio Ambiente passarão a ter internet. O Macaé Facilita e a Casa de Cultura Emílio Gato já dispõem do serviço.
- Vamos instalar uma torre e quem estiver no alcance de até 400 metros poderá pegar o sinal sem precisar instalar nenhum aparelho. Já quem mora fora do alcance terá que instalar um kit (composto por antena externa e roteador) que custa em torno de R$ 270. Depois de instalar esse equipamento em casa, o morador terá internet gratuita sem precisa pagar mensalidade de assinatura para ter o serviço – pontua Rafael Natalino.
O subsecretário de Ciência e Tecnologia explica que, em 2012, o serviço será levado também à Areia Branca, Bicuda Pequena e Bicuda Grande.