São João da Barra busca em Macaé boas práticas para estruturação municipal

24/09/2010 11:13:16 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Luiz Bispo

Comitiva de São João da Barra visitou a Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé esta semana

Macaé teve seus investimentos e ações nas áreas de trânsito e transporte reconhecidas em âmbito estadual. Num processo acelerado de crescimento e desenvolvimento, em virtude da construção do Porto do Açu, São João da Barra buscou na Secretaria de Estado de Transporte indicação de cidades que pudessem apresentar boas práticas para somar na estruturação do município para os próximos anos. Macaé foi indicada pelas características semelhantes em termos territoriais e atividades econômicas, ocasionando visita de comitiva, nesta semana, à Secretaria de Mobilidade Urbana.

O subsecretário de Transporte de São João da Barra, Sérgio Costa, destacou a realidade ainda interiorana da cidade com estimativa populacional do IBGE, em 2009, de 30.595 habitantes e que ainda não conta com sistema viário estruturado nem regulamentação referente a transporte em vigor.

- São João da Barra começa seu processo de desenvolvimento agora, num ritmo que será, acreditamos, intenso tendo em vista o empenho na construção do Porto do Açu. O governo municipal quer, então, se estruturar para que os impactos sejam minimizados e os avanços positivos, disse o subsecretário Sergio.

A comitiva visitante foi ainda composta pela procuradora Geral do município, Adahir Cristina de Moraes; pela coordenadora da Procuradoria, Astrid Romero; e pelo assessor de Trânsito, Ricardo Lima Verde, foram recebidos pelo subsecretário de Trânsito, Paulo Seady; pelo diretor de Trânsito, João Michel; a diretora de Engenharia de Trânsito, Lais Meirelles e pela assessora de Transporte, Joelma Barbosa.

A equipe de Macaé colocou-se à disposição para consultas e Lais fez pontuais esclarecimentos da área de trânsito no que se refere a estruturação da secretaria executiva que deve ser, no mínimo, as áreas de fiscalização, engenharia e educação, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

- Trânsito e transporte devem, necessariamente, atuar conjuntamente, pois as açôes refletem diretamente, ressaltou a engenheira, com posição confirmada pelo subsecretário de Trânsito que acrescentou: “Não há como considerar isoladamente as ações das áreas de trânsito e transporte pela harmonia que deve haver entre elas. Mantemos como rotina o compartilhar dos trabalhos para que os resultados sejam os mais positivos possíveis”, disse Seady.

A engenheira Lais encerrou, destacando que São João da Barra deve atentar, principalmente, para dois aspectos: lei de uso e ocupação do solo e planejamento viário. Segundo ela, estas abordagens quando bem planejadas, conduzidas e respeitadas garantem o real e eficiente desenvolvimento do município.

São João da Barra possui, hoje, segundo dados do Detran-RJ, 7.028 veículos emplacados. Segundo o subsecretário de Trânsito, a expectativa é que em 10 anos esta frota chegue a 250 mil veículos.