São Marcos recebe redes de saneamento

17/05/2007 16:16:15 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Investindo em obras de infra-estrutura no município, a prefeitura de Macaé atende com saneamento o bairro São Marcos, na zona sul da cidade, nas proximidades da Lagoa de Imboassica. O São Marcos tem uma parte alta residencial, e outra baixa conhecida como bacia do São Marcos. Hoje, o bairro conta com casas, seis condomínios e vários prédios de apartamentos, além de diversas moradias em construção. O bairro vai receber drenagem de águas pluviais, rede de esgoto e área de lazer. As obras da prefeitura, através da secretaria de Obras, começaram esta semana e devem ser concluídas em seis meses.

As obras estão orçadas em R$ 1milhão e 450 mil. As redes de drenagem e de esgoto atenderão todo o bairro e a coleta de águas pluviais e de esgoto serão direcionadas à bacia do São Marcos que sofre alagamento em época de chuvas. As manilhas para a drenagem de águas pluviais têm um metro de diâmetro e as do esgoto, 400 milímetros.

Além das residências que se localizam na subida e descida do bairro, as redes vão atender aos condomínios. O esgoto das partes alta e baixa será bombeado para a ETE do Mutum, cuja construção será iniciada agora. As águas pluviais serão drenadas para o córrego que passa no local. A Semob também vai pavimentar a rua que liga a parte alta do São Marcos ao Condomínio Recanto da Lagoa.

O secretário de Obras, Tadeu Campos, diz que a prefeitura aproveitará uma área com mata na parte baix, para construir uma praça urbanizada, com área de lazer, quadra de esporte e campo de futebol, que poderá ser utilizada como espaço de entretenimento pelos moradores.
A prefeitura também vai recuperar a fossa séptica, localizada nos fundos do Residencial Recanto da Lagoa, e efetuar limpeza no córrego que passa na parte baixa, atendendo a reivindicação dos moradores. A fossa séptica - responsável pelo escoamento do esgoto, que atende a cem casas e 48 apartamentos no residencial - está situada num ponto baixo, facilitando o escoamento das águas, mas o escoadouro é arcaico e inadequado para atender às residências. O córrego para o escoamento natural do bairro está assoreado, dificultando o escoamento natural das águas pluviais.

Também estão em reforma duas praças situadas dentro do Residencial. De acordo com Tadeu Campos, o prefeito Riverton Mussi solicitou que a Semob realizasse estudos para construção de uma área esportiva, em grande espaço situado no final do Recanto da Lagoa.