Com objetivo de conscientizar a população quanto ao consumo de bebida alcoólica durante a gestação, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher e a Coordenação Geral de Políticas sobre Drogas realizam nesta quarta-feira (9), de 8 às 17 horas, em frente à Sociedade Musical Nova Aurora, diversas orientações. A ação será em alusão ao Dia Mundial de Atenção e Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal.
A Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) é causada pelo consumo de álcool entre mulheres grávidas. Trata-se de um conjunto de transtornos físicos, mentais, neurológicos e comportamentais manifestados ao longo da vida, mas que tiveram origem na gestação.
Os bebês que nascem com SAF têm deformações faciais, podem nascer com peso abaixo da média, têm retardo mental, problemas de motricidade, aprendizagem, memória, fala e audição, tudo associado ao consumo de álcool durante a gravidez.
Segundo dados, a Síndrome Alcoólica Fetal acontece em torno de três a dez casos em cada mil nascidos vivos. São cerca de 30 mil casos de SAF por ano no Brasil.
Síndrome - A equipe da Coordenação de Vigilância em Saúde explica que quando a mulher grávida consome qualquer bebida alcoólica, em minutos este álcool vai para a corrente sanguínea da mãe e depois para o cordão umbilical, atingindo todos os órgãos do bebê que estão em desenvolvimento.
O álcool permanece muito tempo no organismo do bebê, porque o seu fígado, que ainda está em desenvolvimento, não consegue metabolizar e eliminar o álcool. Isso traz sérios danos para o feto ou embrião.