Foto: Rui Porto Filho
Na segunda-feira (16), serão realizadas ações nas unidades de saúde
Este mês acontece a campanha nacional "Novembro Azul", que tem como objetivo conscientizar os homens sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é a segunda mais comum entre os homens. A Secretaria de Saúde realiza até o final do mês várias atividades para abordar o tema.
O coordenador da urologia do Hospital Público Municipal (HPM), Daniel Galiza, explica que a doença é silenciosa e quando os sintomas aparecem, a doença já está em um estágio avançado. Para ele, com a divulgação do assunto nos meios de comunicação, os homens estão mais conscientes e com menos preconceito na hora de fazer o exame.
- Um dos sintomas do câncer de próstata é a dificuldade de urinar. O diagnóstico é feito por meio do exame de sangue PSA (principal proteína encontrada no sangue e específica da próstata) e pelo toque retal, pois a glândula fica localizada no terminal do reto e geralmente 90% das alterações ficam na parte periférica e posterior da glândula, explicou.
Ele explica ainda que o exame deve ser feito por homens a partir de 40 anos, se houver casos da doença na família antes do 60 anos de idade. A partir dos 45 anos, todos os homens devem fazer a prevenção.
- Se a avaliação inicial estiver dentro dos parâmetros considerados normais, a pessoa deverá retornar aos 50 anos. A partir dessa idade, os exames deverão ser realizados anualmente, acrescentou.
O coordenador da urologia informou ainda que 60% dos homens acima de 80 anos apresentam neoplasia primária da próstata, entretanto, apenas 5% desses casos manifestam-se clinicamente.
O tratamento para casos em que a doença está no estágio inicial é a cirurgia e a radioterapia. Quando a doença estiver mais avançada, o tratamento é feito com radioterapia e com hormônios.
Programação "Novembro Azul"- A Secretaria de Saúde realizou neste mês várias atividades para conscientizar a população. Na segunda-feira (16), serão realizadas ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos módulos do Estratégia Saúde da Família (ESF), em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado no dia 17 de novembro. Serão oferecidas orientações, focando a faixa etária de risco e coleta de exame laboratorial para verificar a taxa de PSA.
Já nos dias 17 e 18 de novembro serão realizadas atividades para lembrar o Dia Mundial do Diabetes, comemorado no dia 14. Na terça-feira (17), de 9h às 12h, haverá palestra no auditório do Paço Municipal. O evento é voltado para profissionais e estudantes da área de saúde. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (22) 2796-1015.
Já na quarta-feira (18), será promovida a Caminhada contra o Diabetes. O evento, que acontece a partir das 8h, no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, em frente à sede da Sociedade Musical Nova Aurora, está aberto para a participação de todos. A caminhada seguirá até a Casa do Curativo, onde serão desenvolvidas atividades como aferição de pressão arterial, glicemia e avaliação nutricional.