logo

Saúde alimentar é foco de trabalho realizado pelo Catan

20/03/2015 15:34:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

Nutrição é área da saúde que identifica necessidades e apresenta resultados com base na alimentação

Ter uma alimentação saudável, com produtos variados e nas porções corretas interfere diretamente na qualidade de vida de uma população. Contribuir para o processo de conscientização e orientação nutricional é um dos objetivos do trabalho realizado pela Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), da secretaria de Saúde. O setor, que atende em média 380 pessoas por mês, entre crianças e adultos, é responsável ainda pelo fornecimento de fórmulas infantis e suplementos nutricionais.

Os Programas de Suplementação e Suporte Nutricional para Crianças e Adultos busca combater carências nutricionais e promover a recuperação do estado nutricional. Para as crianças com idade entre zero e 10 anos sob risco, é realizado o fornecimento de suplemento ou suporte nutricional. Em fevereiro, foram atendidas 40 crianças em situação de risco nutricional e 127 adultos. São assistidos ainda pacientes que se alimentam por vias alternativas e com dificuldade de deglutição para líquidos ralos.

- São realizadas avaliações mensais de acompanhamento, com as nutricionistas do ambulatório da Catan, em todos os beneficiários desses programas e neste ano continuamos com o desafio de acompanhar o perfil do estado nutricional da população macaense e adotar medidas que cada vez mais atendam às necessidades identificadas – afirma a coordenadora da Catan, Carine Lima.

O trabalho realizado tem impacto significativo no dia a dia dos atendidos. A dona de casa, Márcia Barcelos, elogia o programa e afirma que sua filha teve uma melhora com a utilização dos suplementos fornecidos pela Catan. “A minha filha tem 12 anos e é cadeirante, sempre teve baixo peso e, com o tratamento, o seu peso está controlado”, disse.

Fórmulas Infantis

O Catan também é responsável pelo Programa Municipal de Dispensação de Fórmula Infantil, que atende crianças de zero a um ano de idade, que não podem ser amamentadas ou que necessitem de fórmula infantil, como nos casos de prematuras ou as que estiveram internadas em UTI, em risco nutricional, cardiopatas, filhos de mães soropositivas e em todos os casos de patologias que inviabilizem o aleitamento materno conforme orientação do Ministério da Saúde. Em fevereiro foram 54 lactentes atendidos.

No local a população pode contar ainda com o programa voltado para crianças que possuem alergia à proteína do leite de vaca. O objetivo é evitar distúrbios que possam acometer crianças (de zero até dois anos e 11 meses) pela ingestão do leite de vaca, como alterações dermatológicas, no aparelho respiratório e digestivo e também evitar internações.

Lorchai Alexandrina da Silva, que utiliza os serviços da Catan para sua filha de nove anos, afirma que com as fórmulas que recebe, economiza R$ 400 por mês. "É uma economia considerável que faço e a minha filha está tendo um bom desenvolvimento"-, afirmou.

Os beneficiários recebem fórmulas específicas de acordo com a faixa etária, sintomas e estado nutricional. As crianças são avaliadas pelos médicos Alergista, Nutricionista e Assistente Social. Em fevereiro deste ano, 164 crianças foram atendidas com este diagnóstico.