logo

Saúde amplia acesso à Profilaxia Pós-Exposição ao HIV

05/11/2024 13:18:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O trabalho é conduzido pelo Programa IST/Aids

Com objetivo de descentralizar as ações de prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), o Programa IST/Aids da Secretaria de Saúde de Macaé, segue com o projeto de ampliação do acesso das pessoas à Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV.

Na última semana, foi realizada reunião para os ajustes finais na implantação do atendimento de PEP, no Pronto Socorro Municipal, em Imbetiba. Segundo a coordenadora do Programa IST/Aids, Sandra Barcelos, o encontro contou com a presença de profissionais e gestores da saúde pública, e resultou em uma discussão produtiva e decisiva para o início do atendimento de PEP, que estará disponível a partir do próximo dia 11 de novembro.

A medida tem como objetivo prevenir a infecção pelo vírus HIV após situações de risco, tais como acidentes ocupacionais, violência sexual e relações sexuais desprotegidas.

A reunião contou com toda equipe técnica do Pronto Socorro Municipal e do Programa IST/Aids.



“A partir de agora, o Pronto Socorro Municipal estará preparado para oferecer essa medida de proteção e garantir mais uma ferramenta de prevenção para a população local”, frisou.



Sandra ressaltou que as equipes de saúde passaram por treinamento específico para a realização da PEP, garantindo a segurança e a qualidade do atendimento.



“Mesmo com todo esse trabalho é fundamental reforçar a importância do uso de preservativos e outras medidas preventivas para evitar a infecção pelo vírus HIV, e outras doenças sexualmente transmissíveis”, pontuou.


Profilaxia Pós-Exposição (PEP)
A PEP é um tratamento médico preventivo iniciado imediatamente após a exposição ao vírus HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) com o objetivo de evitar a infecção e o desenvolvimento da doença. Em Macaé, o serviço já é oferecido na UPA da Barra e no Hospital Público de Macaé (HPM), sendo que no hospital somente os casos de violência sexual e acidente com material biológico dos profissionais que atuam na unidade.