logo

Saúde amplia atendimento à população com obras e inaugurações de unidades

09/01/2008 15:54:52 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O ano de 2008 será marcado pela intensificação das ações de políticas públicas de saúde. Considerada uma das prioridades da prefeitura de Macaé, a secretaria Especial de Saúde já iniciou a elaboração do cronograma de obras e inaugurações. “Estamos visando não só à ampliação dos serviços, mas também à melhoria constante da qualidade do atendimento”, frisou o prefeito Riverton Mussi

Em reunião esta semana com o secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha, o prefeito determinou o início imediato das obras de reforma e adequação do antigo Fórum, para a instalação da Unidade de Emergência Pediátrica, logo assim que termine o processo de licitação. Para evitar ações de vandalismo e invasões, a Guarda Municipal está com serviço de plantão 24 horas no local.

Segundo o secretário, foi reservada uma verba específica no orçamento deste ano para a efetivação das obras da Unidade de Emergência Pediátrica. “O objetivo do prefeito Riverton Mussi é proporcionar um atendimento mais humanizado na área infantil, e que o imóvel onde hoje funciona o Pronto Socorro Pediátrico, volte a abrigar uma unidade de atendimento aos idosos”, completou, lembrando que esta é mais uma parceria entre o governo municipal e estadual, pois o prédio foi cedido pelo governador Sérgio Cabral.

Ainda dentro da proposta da ampliação dos serviços, será inaugurado em janeiro o Centro de Especialidades Odontológicas, que contará com atendimento 24 horas de emergência e ambulatório, laboratório de próteses e oficina de manutenção. Também funcionarão em janeiro o Centro de Fisioterapia e a Unidade Básica de Saúde, que será instalada na sede do antigo setor vinho, além do Centro de Assistência Integral à Saúde da Mulher, que terá atendimento desde a puberdade ao climatério.

O secretário lembra que alguns serviços já estão em funcionamento como o atendimento de raio x do Pronto Socorro do bairro Aeroporto, que está realizando uma média de 30 exames por dia, sendo que a previsão é de 120 entre emergência e ambulatório. A unidade também ganhará novos equipamentos para os consultórios de odontologia, em substituição aos antigos. Ao todo, a secretaria Especial de Saúde irá instalar 16 novos equipamentos.

O Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, além de ampliar os serviços, recebeu obras de reforma e pintura, como também a instalação de placas de sinalização e letreiro na fachada do prédio com todos os serviços oferecidos.

Com a reforma, a unidade de saúde ganhou mais três consultórios, que estão atendendo as especialidades de cardiologia, que terá mais um profissional para assistir à demanda e nefrologia pediátrica. Também foi instalado um centro de esterilização, para dar suporte a diversas unidades.

Ações integradas – Luiz da Penha lembrou ainda que os investimentos na região serrana também já começaram. O distrito do Sana, além de contar com o trabalho da equipe do Programa Saúde da Família e da unidade básica, hoje já está sendo realizado o atendimento médico 24 horas.

“Devido ao trabalho integrado dos profissionais das unidades de saúde da região serrana e uma bem estruturada rede de serviços, na última sexta-feira (04), o socorro às 60 vítimas do acidente ocorrido no distrito de Córrego do Ouro foi pontual e decisivo para eficácia do atendimento”, garantiu o secretário, acrescentando que a ação foi elogiada pelo prefeito Riverton Mussi, que enviou um oficio parabenizando os profissionais.

Nesta ação os profissionais das unidades saúde dos distritos de Córrego do Ouro, Glicério e do Hospital da Serra e do HPM atuaram de forma integrada. Os primeiros socorros foram realizados e os casos mais graves encaminhados ao HPM.