A partir deste mês, a rede passa a oferecer dispositivo intrauterino hormonal (DIU hormonal)
Com trabalho pautado na reestruturação das ações visando facilitar o acesso da população aos serviços, a Secretaria adjunta de Atenção Básica, por meio do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (Paism), ampliou a oferta de contraceptivos. O objetivo é garantir o direito de todo cidadão planejar a chegada dos filhos e prevenir a gravidez indesejada.
Dentre os dispositivos de contracepção disponibilizados na rede municipal de saúde, a partir deste mês, o Paism passou a oferecer dispositivo intrauterino hormonal (DIU hormonal). A coordenadora do Paism, a ginecologista, Renata Louredo Rodrigues, explica que a implantação do dispositivo hormonal segue alguns critérios definidos para indicação do Sistema Intra Uterino (SIU).
Renata acrescenta que as mulheres para serem beneficiadas precisam apresentar um ou mais dos diagnósticos para implantação do DIU hormonal. "A prescrição deverá ser feita por um ginecologista da rede municipal, devidamente justificada", disse.
"Detectamos uma demanda por este tipo de método contraceptivo e, após alguns estudos e a definição dos critérios, adquirimos o DIU hormonal para atender essas necessidades específicas", pontuou.