Os projetos desenvolvidos pela secretaria Especial de Saúde de Macaé estão mais uma vez em evidência nos cenários nacional e internacional. Entre os dias 13 e 18 de julho serão apresentados quatro projetos em Salvador, na Bahia, onde acontece simultaneamente o IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, o XIV Congresso da Associação Internacional de Políticas da Saúde, e o X Congresso Latino-Americano de Medicina Social.
Tendo como tema principal a Equidade, Ética e Direitos à Saúde: Desafios à Saúde Coletiva na Mundialização, a secretaria Especial de Saúde apresentará através de banners os seguintes projetos: O processo de humanização nos serviços de saúde, Núcleo de informação em saúde – importante instrumento para a qualidade da gestão; A relação da violência com a saúde pública e Ouvidoria em saúde – a participação popular na construção do sistema publico de saúde.
A coordenadora de Saúde Coletiva de Macaé, Laila Aparecida Nunes, lembra que os congressos têm como objetivo atualizar a discussão sobre a inserção dos paradigmas das Ciências Sociais e Humanas no campo da Saúde Coletiva, incluindo as suas práticas e o seu desenvolvimento teórico. “A participação e apresentação destes projetos contribuirão para a capacitação dos profissionais envolvidos e para troca de experiências”, completa.
Segundo Laila, outra proposta do evento é criar oportunidades para integrar profissionais de saúde coletiva, pesquisadores e atores dos movimentos sociais para refletirem sobre temas de amplitude global com impacto na vida, nas comunidades onde moram ou trabalham.
Trabalhos aprovados
• O processo de humanização nos serviços de saúde tem como objetivo melhorar a relação entre usuários do SUS e profissionais, visando uma melhor integração da comunidade com o serviço de saúde do município e seus profissionais.
• O projeto Núcleo de informação em saúde busca a criação do núcleo de informação no município, possibilitando um maior desenvolvimento dos serviços prestados, oferecendo não apenas à gestão municipal, mas também a população o conhecimento do perfil epidemiológico, para desta forma trabalhar com ações de educação em saúde e auxiliar na gestão local.
• O projeto A relação da violência com a saúde pública tem como objetivo desenvolver a criação de uma relação da saúde com outras áreas de interesse, a criação de um centro de estudos sobre violência no município de Macaé e após a realização de analises e pesquisas interdisciplinares elaborar uma política publica local que possa intervir nesta realidade.
• Já o projeto Ouvidoria em Saúde tem como papel ampliar a participação popular no município, defendendo os interesses da coletividade e buscando a excelência do serviço prestado para a melhoria da assistência à saúde da população.