Foto: Márcio Siqueira
Reunião foi realizada nesta segunda-feira (7)
Em reunião realizada nesta segunda-feira (7), a Secretaria Municipal de Saúde avaliou junto ao Comitê Especial de Acompanhamento e Enfrentamento à Pandemia da covid-19, a proposta de mudança nos protocolos sanitários de enfrentamento ao Coronavírus, baseada no decreto do governo do Estado, publicado no último dia 3, que libera o uso de máscaras em ambientes abertos e fechados.
No encontro, os secretários de Saúde, Alexandre Cruz e de Atenção Básica, Luiz Carlos Braga, junto às equipes de Vigilância Epidemiológica, apresentaram dados importantes que comprovam a eficácia da estratégia adotada pelo município para assegurar a assistência à população, através do incentivo à vacinação e monitoramento de casos de síndrome gripal.
“A prudência, neste momento, é o melhor caminho. A nossa prioridade sempre será salvar vidas. Avaliar cenários e ouvir especialistas é o protocolo inicial antes de anunciar novas medidas”, destacou Alexandre Cruz.
Atualmente, Macaé registra 66% da população acima de 12 anos vacinada com as Duas Doses; 65% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas com a Primeira Dose, além de mais de 68 mil vacinados com a Dose de Reforço.
O índice de queda de 60% nos atendimentos de novos casos de síndrome gripal, cenário registrado nos últimos 15 dias nas unidades de emergência da cidade, e a taxa de ocupação de 6% dos leitos de CTI, também foram destacados pela equipe de Vigilância da Saúde.
Na avaliação do Comitê, o momento ainda requer prudência na definição de novas medidas de flexibilização dos protocolos sanitários. “Precisamos avaliar primeiro como a movimentação da população no Carnaval influenciará nos atuais indicadores da pandemia. A prudência é avaliar o cenário dos próximos dias para adotar mudanças nos protocolos”, avalia o secretário de Atenção Básica, Luiz Carlos Braga.
A equipe da Saúde realizará uma nova reunião com o Comitê nos próximos dias, com objetivo de avaliar os novos indicadores da pandemia e definir novos passos, como a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos.
Também participaram da reunião, a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Elenice Sales, a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Lisa Chagas, e a gerente de Atenção Básica, Liciane Furtado.