Foto: Flávio Sardou
Objetivo é que o projeto se estenda para outras unidades de ensino em um cronograma que ainda será definido
Profissionais que atuam no Ciep Municipalizado Maringá, no Campo d´Oeste e na Escola Municipal de Educação Infantil Maria das Dores de Souza, no Morro de Santana, participaram nesta quarta-feira (23) de mais uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE).
A ação integrada é realizada pela secretaria de Saúde, por meio da equipe de Odontologia do Trabalhador, com a secretaria de Educação. A intenção é que o projeto se estenda para outras unidades de ensino em um cronograma que ainda será definido. O projeto já foi ministrado em unidades como Jofre Frossard, no Centro.
Na manhã desta quarta-feira (23), professores e profissionais como auxiliares de serviços escolares, auxiliares de serviços gerais, professores, porteiros, merendeiras e professores-orientadores participaram da palestra educativa com abordagens sobre a importância da higiene oral, cuidados com cárie e gengivite, tabagismo e prevenção ao câncer bucal.
Outro tema da palestra foi o autoexame bucal, em que o interessado pode verificar sozinho a existência de alguma lesão. Na ocasião, também foi abordada a importância da realização de diagnósticos precoces, que visam evitar, desta forma, agravos à saúde. No decorrer do encontro, as odontologistas Maristela Cristina de Souza e Cátia Valéria Barbosa tiraram dúvidas dos participantes da palestra.
Uma das profissionais participantes foi a auxiliar de serviços escolares, Claúdia Ferreira, que fez questão de elogiar a ação. “Saber mais a respeito da saúde bucal é importante. Quero repassar tudo o que foi explicado para meus familiares”, contou. Também presente, a professora do 2º ano, Nicéia Lopes, pontuou que o Programa Saúde na Escola (PSE) é importante não só para os profissionais, mas para os alunos. “Tudo que se tratar de prevenção à saúde deve ser multiplicado”, observou.
A próxima etapa do “Saúde Bucal Trabalhador” será enfocar técnicas de escovação, fluoretação e entrega de kits com pasta de dente e fio dental. Também haverá entrega da pasta reveladora de placa bacteriana.
Segundo o coordenador do PSE, Ricardo Mourão, o programa está percorrendo 23 unidades e atendendo 8.890 alunos. “A meta do PSE é atender estudantes da Educação Básica, gestores, profissionais de educação, saúde e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, finalizou.